Terça-Feira, 16 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

23/3/2015 - Sorocaba - SP

Descida de Barco e inauguração marcam o Dia do Rio Sorocaba




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

O prefeito Antonio Carlos Pannunzio participou, na manhã deste domingo (22), das solenidades em comemoração ao Dia do Rio Sorocaba e o Dia Mundial da Água. A programação começou com a já tradicional Descida de Barco do Rio Sorocaba. Acompanhado do secretário de Meio Ambiente Clebson Ribeiro, do diretor geral do Saae, Adhemar José Spinelli Júnior e do prefeito de Votorantim, Erinaldo Alves da Silva, Pannunzio iniciou o passeio de barco saindo do Clube do Nais (no final da Av. Comendador Pereira Inácio), às 10h. Ao todo 27 embarcações, fizeram o percurso de pouco mais de 1,5 quilômetro entre o local de saída e o Centro de Educação Ambiental do Rio Sorocaba (CEA), que fica em frente ao Poupatempo, na Avenida Dom Aguirre. 

Criado pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema), para concentrar uma série de atividades de educação ambiental voltadas à população, o CEA, inaugurado neste domingo, abriga também um pequeno museu da fauna e flora do Rio. Na mesma solenidade a Sema lançou os primeiros módulos do programa “Refúgios da Biodiversidade”. Essas atividades visam conscientizar a população sobre a importância da água para a vida, sobre seu uso racional, recuperação da qualidade das águas do Rio Sorocaba e a preservação dos mananciais.

Ao lado da vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Social, Edith Di Giorgi, Pannunzio agradeceu a todos pela presença e falou da alegria em participar do passeio e poder inaugurar o Centro de Educação que tem a função de trabalhar ainda mais a conscientização ambiental do sorocabano. Lembrou também, que em 1991, durante o seu primeiro mandato, recebeu a sugestão de fazer um plantio de árvores nas margens do Rio Sorocaba, o que aconteceu exatamente num domingo de primavera daquele ano, quando mais de 5 mil mudas foram plantadas. “Tenho certeza que estas árvores contribuíram para a recuperação do Rio Sorocaba. A urbanização se faz com consciência, seguindo os princípios do respeito à natureza. Fico feliz em estar aqui celebrando o Dia do Rio Sorocaba, o Dia Mundial da Água, com estas atividades, inaugurando este espaço que será de grande valia”, disse o prefeito.

Já o secretário de Meio Ambiente, Clebson Ribeiro destacou que há alguns anos, não seria possível fazer o passeio que aconteceu na manhã deste domingo, devido às condições inadequadas do Rio Sorocaba. “A Prefeitura investiu muito, e agora temos essa possibilidade. E continuamos trabalhando, para melhorar cada vez mais. Não basta só cuidar do Rio, é preciso aprender com ele e isso acontecerá aqui neste Centro de Educação, onde toda a população poderá visitar e conhecer um pouco mais”, destacou. Após a solenidade de inauguração, o prefeito Antonio Carlos Pannunzio e o prefeito de Votorantim, Erinaldo Alves, fizeram o plantio de uma muda de Pau Brasil. O público também participou fazendo o plantio de outras 30 mudas de árvores de espécies diversas.  

A expedição que desceu o Rio Sorocaba neste domingo foi realizada em parceria com o Sesc Sorocaba, que neste ano abriu inscrição para pessoas interessadas em participar do passeio. A atividade também contou com o apoio e a participação da Polícia Ambiental, do Corpo de Bombeiros, Saae, Defesa Civil, Grupo “Caturros Navegantes” e Prefeitura de Votorantim.

Ao término do pronunciamento, Pannunzio alertou a população sobre a importância da participação de todos no combate ao mosquito transmissor da dengue. “Chegando em casa, é importante que todos nós olhemos nossas casas para remover qualquer objeto que possa acumular água, assim como conversar para que vizinhos, familiares e amigos façam o mesmo”, ressaltou. 

 

CEA do Rio Sorocaba

O Centro de Educação Ambiental do Rio Sorocaba (CEA) funcionará no módulo construído originalmente para abrigar um bicicletário na Av. Dom Aguirre, em frente ao Poupatempo. “O objetivo deste espaço é o de promover ações, projetos e atividades educativas à população em geral, com foco na preservação e recuperação do Rio Sorocaba”, explicou o secretário do Meio Ambiente, Clebson Ribeiro.

No local serão realizadas exposições, palestras, oficinas, tours pelo rio e, ainda, atendimento à população para esclarecer dúvidas com relação ao meio ambiente de Sorocaba. O CEA ainda distribuirá mudas de árvores e desenvolverá projetos em parceria com outras secretarias, como o Projeto “Via Viva” (coordenado pela Secretaria de Esporte e Lazer) e oficinas diversas.

Refúgios da Biodiversidade

Também no domingo, por volta de 11h30, a Prefeitura de Sorocaba, por intermédio da Secretaria do Meio Ambiente e do Saae, lançou os primeiros módulos do programa “Refúgios da Biodiversidade” no Rio Sorocaba, que ficarão próximos ao CEA do Rio Sorocaba. O objetivo principal deste programa está na criação de “ilhas” de manejo controlado da vegetação nas margens e bancos de areia do rio, criando um ambiente adequado tanto para o desenvolvimento de espécies arbóreas quanto para a proteção e alimentação de exemplares típicos da fauna de nosso rio, especialmente aves.

Em alguns trechos do rio, por exemplo, o capim será mantido mais alto para possibilitar o estabelecimento de ninhais de aves ribeirinhas e a abrigo para peixes, pequenos mamíferos, anfíbios e répteis. O Dia do Rio Sorocaba e o Dia Mundial da Água foram estabelecidos pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1993, a fim de promover a consciência em todo o mundo sobre a importância deste recurso natural para a promoção da vida saudável no planeta.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.