Sábado, 20 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

28/11/2014 - Sorocaba - SP

Defesa Civil lança Plano Verão 2014/2015




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

 Comissão Municipal de Defesa Civil (Comdec) colocará em prática, a partir da próxima segunda-feira (1), a edição 2014/2015 do Plano Verão. O lançamento deste trabalho de desenvolvimento de ações preventivas e emergenciais em situações de risco provocadas pelas chuvas e outros desastres naturais aconteceu nesta quinta-feira (27), na Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”. Participaram do evento representantes dos organismos de segurança da cidade – Guarda Civil Municipal, Corpo de Bombeiros, Polícias Civil e Militar, voluntários membros dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudec) e das secretarias municipais, além da CPFL, concessionária do serviço de energia elétrica.

O Plano Preventivo da Defesa Civil - Plano Verão 2014/2015 se estenderá até 31 de março do próximo ano e contempla o acompanhamento das chuvas, com monitoria diária nos seis pontos de monitoramento instalados na cidade (Cerrado, Éden, Jardim Abaeté, Alto da Boa Vista, Bairro dos Morros e Rio Sorocaba), de modo a proceder às ações necessárias que garantam a segurança das populações nesses locais. Mesmo com um índice pluviométrico menor em relação a anos passados, a Comdec se mantém alerta ao menor sinal de mudança do tempo ou de acordo com as previsões meteorológicas. 

Formada por um grupo de cerca de 100 pessoas, todas voluntárias, a Defesa Civil tem um organograma de atuação de acordo com cada uma das características dos setores que a compõem. A partir de uma Central de Gerenciamento de Emergência, ligada à coordenação da Defesa, existem agentes de apoio técnico – Secretarias da Saúde (SES), Negócios Jurídicos (SEJ), Habitação e Regularização Fundiária (Sehab) e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae); de apoio assistencial – Fundo Social de Solidariedade (FSS) e Secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes) e Serviços Públicos (Serp), entre outras; e de apoio administrativo-logístico – Esportes e Lazer (Semes), Fazenda (SEF), Educação (Seduu) e Administração (Sead). O fluxograma contempla, também, a constituição de um grupo de órgãos parceiros, formado pelo Jeep Club, CPFL, Cetesb, Tiro de Guerra e os Nudecs.

O novo Plano Verão foi anunciado oficialmente pelo coordenador geral da Comdec, Roberto Montgomery Soares. Ele relembrou iniciativas da Prefeitura que, nos últimos anos, colaboraram com a redução das ocorrências provocadas pelo excesso de chuvas. Como exemplo, citou a elevação da pista da Avenida Dom Aguirre, nas imediações da Praça Lions, que antes era muito afetada pelas enchentes, além da instalação de bombas de recalque no Rio Sorocaba, sob a Ponte Francisco Dellosso. Lembrou ainda das intervenções do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) nas imediações do Parque das Águas, com a instalação de um sistema de bombeamento que contem as enchentes.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.