Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

23/7/2015 - Sorocaba - SP

Curso de Férias do Parque da Biodiversidade acontece até sábado




da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

Trilhas, confecção de bandeiras, grito ecológico, peças de teatro, passeio e diversas outras atividades de Educação Ambiental fazem parte das atividades que estão sendo promovidas nesta semana, junto às crianças de 7 a 13 anos de idade, durante o 3º Curso de Férias do Parque Natural Municipal Corredores de Biodiversidade “Marco Flávio da Costa Chaves”.

Realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o curso tem como tema “Vivenciando a Biodiversidade de Sorocaba” e acontecerá até sábado (25). A proposta da Secretaria do Meio Ambiente é envolver os participantes em experiências junto à natureza, através de atividades práticas e de sensibilização, criando meios de vivência para um despertar do conhecimento e de valores éticos, sociais e ambientais.

Durante o curso estão sendo abordados temas como “Recreação e lazer”, “Biodiversidade, Unidades de Conservação e Corredor Ecológico”, “Parque da Biodiversidade e impactos ambientais”, “Sustentabilidade”, “Criança Monitora” e “Minipesquisador”.

Próximas atividades

Nesta quinta-feira (23), às 11h, as crianças terão a oportunidade de conhecer a Fábrica da Toyota, que fica próxima ao Parque da Biodiversidade.

Na sexta-feira (24), a programação será extensa e os participantes vão dormir no Parque da Biodiversidade. As atividades terão início às 17h, quando será apresentado às crianças o que é uma unidade de conservação, no caso o Parque da Biodiversidade, e as principais ameaças existentes.

Em seguida, às 18h, as equipes farão uma trilha noturna no parque com o intuito de desvendar um “mistério” a partir de objetos encontrados no percurso. Às 19h, com os objetos encontrados, os grupos montarão uma história baseada nas pistas deixadas e tentarão descobrir o que aconteceu no parque aquela noite. Objetivo é apresentar de forma lúdica as principais ameaças que as unidades de conservação sofrem, bem como mostrar as formas de proteção.

Na sequência, às 20h, será realizada uma Festa Julina com direito a decoração, quadrilha, doces e salgados levados pelas próprias crianças. Antes de irem dormir, às 22h30, será exibido um filme ligado ao tema.

No sábado, após o café da manhã, às 8h30, as crianças vão fazer uma trilha para reconhecer as espécies de animais que existem no Parque da Biodiversidade. Para isso, os monitores ensinarão metodologias simples de pesquisa e observação, como quadrante, pegadas em gesso, poleiro, galharia, observação de aves e chuva de sementes.

Às 10h, já com a participação dos pais da garotada, a equipe de Educação Ambiental vai apresentar as atividades realizadas, a sustentabilidade do evento, mostrando a quantidade de resíduos gerados e a sua disposição final, além do resultado da campanha de arrecadamento de agasalhos. Para encerrar, às 11h30, as crianças e os pais vão fazer uma trilha em família.

O Parque de Biodiversidade fica na Avenida Itavuvu, 11.500, próximo ao Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), e é aberto de terça a domingo, das 8h às 17h. A entrada é gratuita.

Segue a programação:

Dia 23 (quinta-feira)

11h00 – Passeio – Toyota

Dia 24 (sexta-feira)

17h00 – Recepção

17h15 – O que realmente existe na U.C/Principais ameaças

17h45 – Lanche

18h00 – Detetive: Trilha 1 noturna

19h00 – Teatro

20h00 – Festa Julina/Janta

22h00 – Organização do salão

22h30 – Cine no parque

Dia 25 (sábado)

08h00 – Café da manhã

08h30 – Trilha 1 – reconhecendo as espécies (minipesquisador)

10h00 – Fechamento

11h30 – Criança monitora (trilha em família)

12h30 – Encerramento

 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.