Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

24/4/2015 - Sorocaba - SP

Crianças celebraram o Dia do Planeta Terra plantando mais 800 árvores em Sorocaba




da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

A Prefeitura de Sorocaba realizou na manhã desta quinta-feira (23) o plantio de oitocentas árvores de espécies nativas numa área pública do Jardim Santa Esmeralda, na Zona Norte do município. Em torno de quinhentas pessoas, entre alunos e funcionários da E.M. “Prof. José Carlos Florenzano” e da E.E. “Santa Esmeralda”, além da comunidade do bairro, participaram da ação ambiental.

A iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) visou comemorar o Dia do Planeta Terra, lembrado na última quarta-feira (22). O plantio também faz parte das ações do Plano Municipal de Arborização Urbana e contempla o Programa “A3P” (Agenda Ambiental na Administração Pública), voltado ao servidor municipal, que visa, entre outros, à sensibilização e capacitação dos funcionários quanto ao uso racional dos recursos.

Na área pública escolhida, as crianças plantaram árvores de diversas espécies nativas como cedro-rosa, copaíba, pau-formiga, mutambo, grumixama, jenipapo e sibipiruna. Com o plantio, realizado próximo às duas escolas, as crianças poderão acompanhar o crescimento das mudas de árvores e observar seu desenvolvimento, como o aparecimento de flores, frutos e sementes.

Uma das crianças que participaram do plantio foi Luana Rodrigues, de 7 anos, estudante do 2º ano A da E.M. “Prof. José Carlos Florenzano”. “Eu gostei de vir aqui para plantar árvore”, afirmou a garotinha que mora bem em frente à área pública. Acompanhada de sua mãe Aline Zapolim, operadora de produção, e de sua tia Patrícia Aparecida Cruz, auxiliar de produção, Luana contou que vai “fiscalizar” o local para ver se as árvores estão crescendo e ainda prometeu que vai regar os exemplares que plantou.

Segundo a tia da garota, constantemente a comunidade local joga lixo na área pública. “Sempre que vejo, recolho e coloco na minha lixeira. Fico indignada. Não sei por que as pessoas fazem isso e deixam aqui tudo sujo, porque o caminhão de lixo passa aqui certinho de segunda, quarta e sexta-feira. Espero que agora, com essas árvores plantadas, as pessoas pensem mais antes de jogar lixo aqui. Dá até gosto ver esta área toda limpinha e agora cheia de árvores”, comentou.

De acordo com a professora Suelen Fernandes, trinta crianças da turma de Luana compareceram ao plantio. “Eles adoram e eu acho maravilhoso. É gostoso sair da sala de aula e ver a alegria deles aqui. Já trabalhei sobre o assunto e vou tratar o tema novamente assim que retornarmos à escola. Quero que eles desenhem e contem a sensação que tiveram de estar aqui ajudando o meio ambiente da nossa cidade”, declarou.

Sobre o Dia do Planeta Terra

Em Sorocaba, o Dia do Planeta Terra faz parte do calendário oficial de datas alusivas ao meio ambiente, conforme a lei municipal nº 8.812 de 15/07/2009. A comemoração é uma forma de chamar a atenção da população para a emergência de preservação dos recursos naturais e despertar a sociedade para a urgência do desafio da sustentabilidade do planeta.

A data foi instituída em 1970, quando o então senador norte-americano Gaylord Nelson convocou o primeiro protesto nacional contra a poluição. Na ocasião, mais de vinte milhões de pessoas nos Estados Unidos engajaram-se ao movimento. Desde 1990, o Dia da Terra passou a ser adotado em vários países, tornando-se evento internacional. 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.