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22/6/2016 - Sorocaba - SP

Cresce número de solicitações via Central de Atendimento ao Cidadão




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Neste ano, até o dia 15 de junho a Prefeitura registrou 25.409 solicitações/reclamações por esse sistema de comunicação

Um serviço disponibilizado pela Prefeitura de Sorocaba vem facilitando a vida dos cidadãos que precisam solicitar serviços, informações ou efetuar uma reclamação às unidades municipais. A Central de Atendimento ao Cidadão, disponível no portal da Prefeitura (sorocaba.sp.gov.br/atendimento), tornou-se um canal de fácil e rápida comunicação com a Administração Municipal e o que é melhor, sem a necessidade de o munícipe sair de sua casa.

Em janeiro foram cerca de 4 mil solicitações/reclamações via Central do Cidadão; em maio; 4,9 mil e apenas nos primeiros oito dias de junho, 2.156 ocorrências atendidas por este canal. Este ano, a Prefeitura já registrou 25.409 solicitações/reclamações dessa forma, sendo que os pedidos para manutenção de iluminação pública (troca de lâmpadas) somaram pouco mais de 10% das solicitações.

A maioria dos pedidos recebidos é atendida ou respondida num curto prazo. Neste ano, até o dia 15 de junho, a taxa de resolutividade identificada superou os 96,3%, ou seja, a maioria absoluta dos cidadãos que formularam solicitações ou reclamações endereçadas a uma das unidades municipais, teve uma devolutiva.

São pessoas como o líder comunitário Amarildo Assis Ferreira, do Éden, usuário assíduo do canal de comunicação com a Prefeitura via web. São os mais variados os pedidos que ele envia semanalmente, tais como necessidade de reparo em buracos em vias, limpeza de terrenos e casos de deficiência na iluminação pública, entre outros. “É um serviço que funciona muito bem, pois recebemos retorno informando da execução do que foi solicitado ou sobre a programação para execução do serviço. Alguma manifestação recebemos”, aprova.

Serviços

Solicitar a segunda via do IPTU, a substituição de uma lâmpada queimada, limpeza ou remoção de entulho, ou ainda comunicar a existência de um buraco na rua. São mais de 280 serviços que os sorocabanos podem solicitar ou indicar, totalmente via internet, bastando para isso efetuar um cadastro na Central de Atendimento ao Cidadão.

Serviços de manutenção de iluminação pública (lâmpadas queimadas ou acesas intermitentemente), quer seja nas vias ou espaços públicos, somaram 4.440 solicitações, ficando em segundo lugar a limpeza de terreno particular ou mato alto em áreas públicas, com 3.327 solicitações. Pouco mais de 33% das pessoas que utilizam essa ferramenta de comunicação com a Prefeitura, residem na Zona Leste da cidade, 43% são do sexo feminino e estão na faixa dos 46 aos 55 anos.

Conforme destaca Eleide Valim, chefe de seção da SPG, o Portal da Prefeitura foi restruturado e melhorado para facilitar a vida dos cidadãos, permitindo que realizem em suas próprias casas, serviços que demandariam o deslocamento até uma unidade ou até mesmo ao Paço municipal. “Foram implementadas ferramentas para que as pessoas tenham o mínimo transtorno possível, economizando tempo e dinheiro”, afirma.

A relação dos serviços disponibilizados pela Prefeitura podem ser acessados também pelo endereço sorocaba.sp.gov.br/atendimento. Outra facilidade importante que pode ser realizada on-line é dirigida àqueles que precisam recorrer à Dívida Ativa. Se o cidadão fizer o cadastro emhttp://www.sorocaba.sp.gov.br/fiqueemdia/v3/ , poderá resolver uma série de questões sem sair de casa. Neste caso, é preciso que o cadastro do proprietário esteja regularizado, para que então possa acessar ao serviço.



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