Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

25/6/2015 - Sorocaba - SP

Convênio vai estimular o cultivo de orquídeas em Sorocaba




da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

A Prefeitura de Sorocaba celebrou no último mês de maio um convênio com o Círculo Orquidófilo Sorocabano (COS) para desenvolver atividades no Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”, que visam principalmente estimular o cultivo de orquídeas na cidade.        “Este convênio será muito importante para valorizar e preservar o cultivo de orquídeas em nossa cidade”, destaca Clebson Ribeiro, secretário do Meio Ambiente (Sema). O investimento do Governo Municipal será de R$ 22.228,00 para um período de 12 meses.

Para Manoel Riyis, presidente do Círculo Orquidófilo Sorocabano, esta parceria com a Prefeitura de Sorocaba será fundamental para desenvolver e mostrar o trabalho da entidade, que existe há mais de quarenta anos e hoje tem em torno de 120 associados. “Sem esta ajuda do governo municipal nós não conseguiríamos desenvolver um trabalho legal como este. O Jardim Botânico é uma referência para a nossa cidade e este convênio veio coroar o trabalho que já estamos realizando com a Prefeitura”, comemora.

Desde 2014, logo após a inauguração do Jardim Botânico, o COS começou a desenvolver atividades no local, como encontros abertos ao público aos terceiros domingos do mês, além de algumas oficinas gratuitas oferecidas à população sorocabana.

De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, além de estimular o cultivo de orquídeas na cidade, o convênio visa promover divulgação técnico-científica sobre as espécies; sensibilizar a população para a importância da conservação ambiental; promover a conservação das espécies, com ênfase nas regionais; manutenção e enriquecimento da coleção de orquídeas do Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” e promover a divulgação do município em eventos regionais e nacionais.

Na natureza as orquídeas apresentam uma função ecológica que vai muito além da beleza de suas flores. Diversos animais, como abelhas, borboletas e beija-flores podem atuar como polinizadores dessas plantas. As orquídeas compõem cerca de 10% de toda a flora do planeta e são encontradas em praticamente todos os lugares. De acordo com o local que vivem são divididas em terrestres (as que vivem diretamente no solo), rupícolas (vivem diretamente sobre a rocha) e epífitas (as que vivem sobre outros vegetais, como as árvores).

Infelizmente boa parte das inúmeras espécies existentes está ameaçada de extinção devido à destruição das florestas e pela sua retirada do habitat natural (exploração predatória).

Como vai funcionar

Para a realização deste trabalho, o Governo Municipal vai repassar R$ 1.852,33 por mês ao Círculo Orquidófilo Sorocabano, durante 12 meses. Este recurso será destinado exclusivamente à aquisição de mudas de orquídeas, vasos, caixetas, arames, substrato, adubo, insumos fitossanitários, despesas de viagens, hospedagem e alimentação de expositores, material de divulgação e comunicação visual, material didático e aquisição de publicações e periódicos com temas pertinentes.

A Prefeitura de Sorocaba vai continuar cedendo o salão multiúso do Jardim Botânico para as reuniões mensais do Círculo Orquidófilo Sorocabano. Além disso, o Jardim Botânico vai fornecer a infraestrutura adequada para a manutenção e gestão do acervo bibliográfico do COS na biblioteca do Jardim Botânico.

Já o Círculo Orquidófilo Sorocabano deverá compartilhar conhecimentos referentes às orquídeas, bem como identificação botânica, tecnologia de produção, manutenção e manejo; dar assistência técnica e de mão-de-obra para a manutenção da coleção de orquídeas do Jardim Botânico.

Além disso, a entidade vai ministrar seis oficinas de cultivo de orquídeas por bimestre no Jardim Botânico e terá a responsabilidade de divulgar o município nos eventos regionais e nacionais de exposição de orquídeas.

O Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” funciona de terça a domingo, das 9h às 17h, e está localizado na Rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.