Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

27/2/2013 - Sorocaba - SP

Consórcio criado há 23 anos para cuidar do Rio Sorocaba elege nova diretoria




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Nove prefeitos da região elegeram na tarde desta terça-feira (26), por aclamação, a nova diretoria do Consórcio de Estudos, Recuperação e Desenvolvimento da Bacia do Rio Sorocaba e Médio Tietê (Ceriso), que foi criado há 23 anos durante a administração do então prefeito Antonio Carlos Pannunzio. Assume a presidência do consórcio o prefeito de Votorantim, Erinaldo Alves da Silva.

Organizada com mais quatro vices-presidência, a direção ganhou a liderança dos prefeitos de Iperó, Vanderlei Polizeti; de Quadra, Carlos Vieira de Andrade, que fica na Captação e Gerência de Recursos Financeiros, de Cerquilho, Antonio Del Ben Junior, responsável pela presidência de Controle de Obras, Projetos e Convênios e de Piedade, Maria Vicentina, que ocupará a função de vice-presidente de Assuntos Intermunicipais e Comitê de Bacias.

No encontro ocorrido no sexto andar do Palácio dos Tropeiros, Pannunzio manifestou seu contentamento em participar de mais um momento considerado importante para o Ceriso. Segundo ele, o consórcio é hoje uma ferramenta complementar ao Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê (CBHSMT) e, como tal, deve servir para a elaboração de estudos e projetos para melhoria da qualidade de vida das 34 cidades que integram o organismo.

"Achou-se, quando da criação do Comitê, que o Ceriso, talvez, não tivesse necessidade de existir. Hoje, porém, está firmado como principal captador de recurso para o financiamento de projetos que vislumbram as questões ambientais, da natureza e do desenvolvimento da nossa região", comentou.

Falando sobre a criação dos Aglomerados Urbanos, por parte do governo paulista, Pannunzio afirmou acreditar que Sorocaba venha a ser uma das Regiões Metropolitanas e, portanto, será dotada de uma Agência Metropolitana de Desenvolvimento, que poderá buscar mais recursos estaduais e federais para programas. Na questão do Plano de Resíduos Sólidos que cada município deve ter, Pannunzio crê como ideal a criação de um plano regional para otimizar e promover a economia de escala.

Dentre as medidas que serão adotadas pela nova diretoria do consórcio está a chamada dos municípios que integram a região, estimulando-os à efetiva participação no Ceriso. Isso, porque dos 34, apenas 23 assinam o grupo e, desses, somente 11 contribuem financeiramente para a manutenção do consórcio.

Como instrumento de viabilização técnica para as cidades, o Ceriso deverá, em suas primeiras ações, contratar técnicos que possam garantir a qualidade e profissionalização de projetos que, junto ao Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), não encontrem barreiras e possam ser aprovados.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.