Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

20/5/2015 - Sorocaba - SP

Confirmada a programação completa da Virada Cultural Paulista em Sorocaba




da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

Sorocaba recebe neste fim de semana (dias 23 e 24) a 9ª edição da Virada Cultural Paulista. As principais atrações musicais gratuitas serão o sambista Jorge Aragão, que sobe ao palco do Parque “Maestro Nilson Lombardi”, no Jardim Ipiranga, à meia-noite de sábado para domingo, e a roqueira Pitty, que se apresenta às 18h30 de domingo também no Jardim Ipiranga.

A Virada Cultural Paulista é realizada pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), SESC-SP e o Museu da Imagem e do Som (MIS). 

Além do Parque “Maestro Nilson Lombardi”, os sorocabanos poderão conferir as atrações no Teatro Municipal Teotônio Vilela (TMTV), Parques “Carlos Alberto de Souza”, no Campolim, e “Amedeo Franciulli”, no Vitória Régia. Além desses espaços, o Museu da Estrada de Ferro Sorocabana será transformado em cinema com apresentação de filme disponibilizado pelo MIS.

Já o SESC terá agenda própria em Sorocaba com atrações de cinema, música, teatro e literatura. 

Jardim Ipiranga

No palco principal da Virada Cultural Paulista, os sorocabanos vão poder conferir as apresentações musicais a partir das 19h30 de sábado. O primeiro grupo a se apresentar será a Banda da Feira. Formada pelos músicos Antonio Freire (voz, violão e viola caipira), Ronaldo Richieri (acordeão), Rodrigo Ferreira (baixo), José De Sá (percussão) e Marco Correa (percussão), a banda busca aproximar o público da harmonia e dos variados ritmos que caracterizam a cultura nordestina. Para isso, eles pesquisam autores clássicos e contemporâneos da música nordestina. Músicas de Luiz Gonzaga e Dominguinhos costumam pintar no repertório.

Em seguida, às 21h, Gabriel Sater sobe ao palco do Jardim Ipiranga. Filho do violeiro Almir Sater, o cantor, compositor, instrumentista e arranjador Gabriel Sater conseguiu – por meio do seu talento – desvincular sua imagem da do pai famoso. Ele sobe ao palco para mostrar faixas do terceiro disco da carreira, Indomável (2014).

Outra atração do palco principal será o Bonsucesso Samba Clube, que se apresenta ao público às 22h30. Fundada em 2000 pelo cantor e compositor Rogerman, em Olinda, o Bonsucesso Samba Clube busca referências no samba, no rock e nos ritmos latinos e pernambucanos. Ao lado de mais quatro músicos, o vocalista sobe ao palco para interpretar músicas do terceiro disco da carreira, Coração da Boca Sai (2014), entre elas Beat Now e Hey Irmão.

Para encerrar os shows de sábado, Jorge Aragão sobe ao palco a meia-noite e promete agitar a cidade com clássicos do samba. Nascido no subúrbio de Padre Miguel, no Rio de Janeiro, o cantor e sambista acumula inúmeros sucessos e foi regravado pelos principais nomes do gênero, entre os quais: Beth Carvalho, Zeca Pagodinho e Martinho da Vila. Com o cavaquinho em punho e muito carisma, Jorge Aragão desfila algumas de suas crias: Do Fundo do Nosso Quintal e Eu e Você Sempre.

No domingo (24), as apresentações começam às 14h com a Banda Cataia. Autodefinido ‘multicultural’, o grupo mostra sua inventividade sobre uma base de ritmos-raiz como o maracatu, o xote, o baião e o coco, numa mixagem ativa com elementos rítmicos africanos e do rock tradicional.

Na sequência, às 15h30, tem show do Bixiga 70. O grupo tem como principal objetivo disseminar a música regional brasileira. Com ênfase nos ritmos dançantes do norte e nordeste, como o xote, o baião, o samba, o forró, o maracatu e o carimbó, o Bicho de Pé mostra faixas dos quatro discos que lançou ao longo da trajetória.

Já às 17h30, os fãs do rapper paulistano Rodrigo Ogi poderão conferir faixas do disco Crônicas da Cidade Cinza (2011). Ele constrói narrativas precisas sobre a cidade de São Paulo. O público pode esperar por músicas como Profissão Perigo e Corrida de Ratos.

Para encerrar a programação da Virada Cultural em Sorocaba, a rockeira Pitty faz show gratuito a partir das 18h30. Após um período de dedicação ao duo Agridoce, a cantora se reencontrou com o rock cru no seu quarto disco de estúdio: Sete Vidas (2014). No momento, inclusive, ela se prepara para lançar um DVD que traz um documentário sobre a gravação deste último trabalho. Ela leva para o palco músicas recentes como Serpente e Lado de Lá, mas sem se esquecer de faixas dos trabalhos anteriores, como Equalize e Me Adora.

TMTV

Repetindo o roteiro das edições anteriores, a abertura oficial da Virada Cultural Paulista acontece no TMTV, no sábado, às 18h30. Em seguida, às 19h, os sorocabanos poderão conferir “O Barbeiro de Sevilha – ou a História Contada e Cantada da Ópera A Inútil Precaução”. No formato de ópera curta, O Barbeiro de Sevilla mantém as características originais da peça de Pierre-Augustin, representada pela primeira vez em 1775, e da ópera original de Giochino Rossini, que estreou em 1816. A ópera conta a história do Conde de Almaviva, que se apaixonou por Rosina em Madri, onde a viu pela primeira vez no Passeio do Prado, e as suas tentativas de aproximação.

Já às 21h30, será encenada a peça de teatro “A Mais Forte”. Adaptação do texto A Mais Forte, de Strindberg, na qual a diretora Christiane Tricerri propõe um duelo entre duas mulheres que amam o mesmo homem e brigam pelo mesmo teatro, pela mesma personagem no palco e na vida: a mais forte.

O humorista e roteirista David Mansour fecha a noite, a partir das 23h59, com um stand up. Fundador do primeiro grupo de stand up comedy do Norte do Brasil – o Em Pé Na Rede - ele participou de vários de programas de TV, como Fritada, do Multishow, e The Noite, no SBT, e fez parte do elenco da Praça é Nossa, no SBT.

No domingo, a programação do TMTV é voltada ao público infantil. Às 11h, o Grupo Pasárgada reproduzirá no palco as raízes populares, a identidade cultural, cidadania e a exclusão social retratadas nos contos de Luís da Câmara Cascudo. Em “Que Bicho é Esse???” a trupe conta a história dos desafios propostos por um rei aos pretendentes da mão da princesa, para que adivinhem do que é feita a sua almofada real.

A  dramaturgia, feita por Angela Lyra e José Geraldo Rocha, contempla um enredo em que uma princesa, um bicho esquisito e muitos instrumentos musicais (violino, violão, flauta, acordeom e cavaquinho) acompanham o desenvolvimento dessa história que tem desafios a serem cumpridos pelos pretendentes da mão da princesa. Mas, opa! Será que a princesa quer mesmo se casar? Como será o final dessa história?

Para participar, o público deverá retirar os ingressos na bilheteria do TMTV com uma hora de antecedência.

Campolim

Às 10h30 de domingo, quem for ao Parque “Carlos Alberto de Souza”, no Campolim, poderá conferir a Banda Pindorama, que mostrará os causos, as cirandas e a magia do folclore brasileiro, apresentando o bumba-meu-boi e as  tradicionais bandas de pífanos, entre tantos outros ritmos. Na sequência, às 12h, o Bola Sete se apresenta no local no ritmo do autêntico samba carioca.

Vitória Régia

No palco que será montado no Parque “Amedeo Franciulli”, no Vitória Régia, os sorocabanos poderão conferir, às 16h, o grupo de forró pé-de-serra “3 do Norte”. Quem for ao local poderá conferir um repertório de Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Jackson do Pandeiro, Sivuca, João do Vale e outros grandes nomes da música popular brasileira. O trio é formado por Taú (sanfona), Tulio Charaba (zabumba e voz) e Zé Nilton (triângulo e voz).

Museu da Estrada de Ferro Sorocabana

No sábado, às 16h, a população poderá conferir o filme “Canta Maria” (2006), do diretor Francisco Ramalho Junior, no Museu da Estrada de Ferro Sorocabana. 

“Canta Maria” tem a atriz Vanessa Giácomo no papel principal e é baseado em um romance passado no final dos anos 30, no nordeste brasileiro. A história narra os amores da órfã Maria, que se apaixona por Filipe, um amansador de cavalos. Ele mora num sítio com seu sobrinho, Coriolano, que também acaba se encantando pela jovem. O ciúme de Filipe destrói essa paixão, separando-os.

Programação completa

PALCO EXTERNO - Parque “Maestro Nilson Lombardi”

Endereço: Av. Américo Figueiredo, s/nº - Jardim Ipiranga

Sábado (dia 23)

19h30 – Banda da Feira

21h00 – Gabriel Sater

22h30 – Bonsucesso Samba Clube

00h00 – Jorge Aragão

Domingo (dia 24)

14h00 – Banda Cataia

15h30 - Bixiga 70

17h00 – Rodrigo Ogi

18h30 – Pitty 

 

PALCO PARALELO - Parque “Amedeo Franciulli”

Endereço: Rua José Martinez Peres, 1701 – Vitória Régia 

Sábado (dia 23)

16h – 3 do Norte

 

PALCO PARALELO - Parque “Carlos Alberto de Souza”

Endereço: Av. Antônio Carlos Comitre - s/ nº - Campolim

Domingo (dia 24)

10h30 – Pindorama

12h00 – Bola Sete

 

PALCO INTERNO - Teatro Municipal Teotônio Vilela

Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, s/nº - Alto da Boa Vista

***É necessário retirar ingresso uma hora antes de cada apresentação.

Sábado (dia 23)

18h30 – Abertura oficial

19h00 - O Barbeiro de Sevilha – ou a História Contada e Cantada da Ópera A Inútil Precaução – Programa Ópera Curta [Ópera]

21h30 - A Mais Forte – Christiane Tricerri [Teatro]

23h59 - Davi Mansour [Stand Up]

Domingo (dia 24)

11h - Que Bicho É Esse? – Grupo Pasárgada [Teatro Infantil]

 

MUSEU DA ESTRADA DE FERRO SOROCABANA

Localizado no Jardim Maylasky, ao lado do Chalé Frances (sede do MACS – Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba).

Sábado (dia 23)

16h00 - Canta Maria [Cinema]

 

SESC SOROCABA 

Rua Barão de Piratininga, nº 555

Sábado (dia 23)

18h00 - Entre Linhas ou Metáforas Metafônicas – Outro Luiz [Literatura]

23h30 - Marat[el]ona – Virada Cultural [Cinema]

Domingo (dia 24)

13h00 - Chico Buarque no Choro – Choro Moço [Música]

16h00 - A Saga do Herói Morto – Cia Caixote de Teatro [Teatro]

17h00 - Bloco Afro Ilú Oba De Min [Música]



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.