Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

25/11/2014 - Sorocaba - SP

Cisco pode se instalar também no Parque Tecnológico




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

A Cisco do Brasil, empresa que já está em conversações com a Prefeitura de Sorocaba visando a formalização de convênio de parceria, anunciou nesta segunda-feira (24), o interesse em se instalar também no Parque Tecnológico. O comunicado foi feito em visita ao secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Geraldo Almeida, pelos representantes da Cisco, Ricardo Santos, e da Telemont Integração e Tecnologia, Sergio Juliani e Sandro Tsuchiya. Acompanhados pelo professor Luiz Natal Rossi, da Universidade de São Paulo (USP), os executivos das duas empresas vieram conhecer a estrutura do Parque Tecnológico de Sorocaba, visando a instalação no local.

A Prefeitura de Sorocaba e a Cisco já tem uma negociação em andamento para celebração de convênio, visando a realização de cursos na Universidade do Trabalhador Empreendedor e Negócios (Uniten) para formação de técnicos qualificados e certificados em tecnologia de redes de computadores e ainda para implantação da “Internet of Things” ou “Internet das Coisas”, que beneficiará alunos de Escolas Municipais.

Para o secretário Geraldo Almeida, o Parque Tecnológico é a casa da inovação, da tecnologia e a Cisco trabalha com o que há de mais avançado em Tecnologia da Informação (TI). “É um parceiro que só tem a acrescentar não apenas ao Parque, às empresas e instituições lá instalados, bem como toda a cidade, à região”, afirmou o secretário.

Conforme destacou Ricardo Santos, a Cisco tem Sorocaba como uma cidade importante, estratégica no Brasil. O objetivo é gente inserir Sorocaba no programa conhecido mundialmente como Smart Conect City - Cidade Conectada. “Tem uma variante que é o Comunidade Conectada. A idéia de comunidade pode não ser só a cidade como um todo, mas atender também uma comunidade mais especializada, como por exemplo o Parque Tecnológico. É aí que pretendemos atuar”, explicou. 

Segundo explicou Ricardo Santos, num primeiro momento a proposta da Cisco é criar no Parque Tecnológico uma arquitetura de nuvem privada, para atender a todos os centros de pesquisas e instituições que lá estão. “A nuvem proporciona uma velocidade muito grande para fazer a implementação das tecnologias. Tudo que tem a ver com projetos de pesquisas, produção de investigação cientifica, novos projetos que os centros tecnológicos das empresas estejam trabalhando”, disse. 

A nuvem também pode proporcionar a conectividade, a colaboração, serviços específicos para o Parque Tecnológico, como por exemplo, automatizar o sistema de iluminação, fazendo com que entre em operação quando realmente for necessário. Pode ainda melhorar a eficiência da parte de transporte, as rotas dos caminhões da limpeza, o estacionamento inteligente. Isso vai depender de sensores, que estarão na nuvem, fazendo com que esses serviços funcionem melhor, mais rápido, com menor custo e com muito mais produtividade do ponto de vista de pesquisa e produção.

        

Educação profissional

As primeiras parcerias em discussão entre a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), com a Cisco do Brasil visa a implantação em Sorocaba de cursos de formação de técnicos de redes de computadores e também a Internet de Todas as Coisas. 

O Cisco Networking Academy, ou simplesmente NetAcad, forma técnicos qualificados e certificados em tecnologia de redes de computadores. No Brasil, existe atualmente uma carência muito grande desses profissionais, cuja demanda chega a casa das 100 mil vagas em aberto. “Esse curso dá a possibilidade de uma certificação profissional da indústria e uma certificação Cisco na área de rede equivale a um diploma de pós-graduação. Um reforço considerável no currículo”, explica Ricardo Santos.

Santos explicou ainda que a Cisco desenvolve a tecnologia e o conhecimento, transforma isso em curso que é colocado na nuvem digital. A instituição de ensino faz o convênio, entra com os professores e executa. A Cisco entra com os laboratórios, forma os professores para atuarem e oferece toda a orientação.

O secretário Geraldo Almeida destacou que, além do NetAcad, Sorocaba tem interesse em implantar também a “Internet of Things” ou simplesmente de “Internet das Coisas”, que conecta tudo que está desconectado. “Com essa nova era da internet as barreiras geográficas cairão, as barreiras linguísticas diminuirão e os desentendimentos desaparecerão”, explica.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.