Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

14/1/2016 - Sorocaba - SP

Chuvas não afetam avenidas Juvenal de Campos e Dom Aguirre




da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

rua-juvenal-de-campos-sem-alagamento-ft-assis-cavalcante-7

Obras realizadas evitam alagamento nas duas regiões

As chuvas que começaram a cair na sexta-feira (08) e deram uma trégua nesta quarta-feira (13) não afetaram as avenidas Juvenal de Campos e Dom Aguirre. O rio Sorocaba que margeia as duas avenidas está com o nível acima do normal, mas não causou alagamentos em nenhuma das duas vias.

As obras realizadas nas duas avenidas demostrou serem eficazes evitando assim transtornos dos quais o sorocabano não quer mais lembrar. O alteamento da avenida Juvenal de Campos, no trecho entre a nova ponte do Pinheiros e a praça Dom Tadeu Strunk, foi entregue em julho de 2014.

A elevação das pistas nos dois sentidos totalizou 600 metros de extensão, contando com as três faixas destinadas aos veículos. Também foi feita uma estação elevatória a 7 metros de profundidade, sendo que o seu acionamento é automático.

Assim que a água da chuva atinge um nível de risco, o sistema aciona automaticamente as bombas que fazem a elevação para o rio. “Ficou muito boa essa obra. Não tivemos mais problemas”, diz o empresário Marcio Rodrigues Martin, proprietário de uma peixaria.

Ele ainda lembra dos prejuízos que teve antes da obra ser realizada pela Prefeitura. “Carros da minha empresa ficaram debaixo d’água, assim como equipamentos do meu comércio”, conta Márcio.

Morador da avenida, o consultor de vendas, Daniel Salles Machado, 51, afirma que nunca mais houve problemas. “Foi muito bom o que foi feito aqui”, comenta Daniel.

Trabalhando há pouco tempo em uma loja de estofados, o tapeceiro Sérgio Manoel Santos, 37, conta que já ouviu muitas histórias de quando alagava a avenida Juvenal de Campos. “Estou trabalhando aqui há três meses. Esses dias que choveu eu fiquei até apreensivo. Mas eu vi que o rio subiu e nada aconteceu. Ficou bom”, avalia Sérgio.

Dom Aguirre

Em julho de 2010 a avenida Dom Aguirre passou por uma série de obras para a elevação da altura em alguns trechos da pista, a readequação do sistema viário e o aumento da vazão do rio Sorocaba. Durante todo aquele mês os trabalhos foram intensos.

As obras foram realizadas em três etapas, em aproximadamente 1.300 metros de extensão, resultando em uma área pavimentada de 25 mil metros quadrados. As principais mudanças foram desenvolvidas entre a Ponte Francisco Delosso e a Praça Lions, área que tinha o maior incidência de alagamentos.

A pista foi elevada em cerca de 70 cm no entorno da ponte. Na Praça Lions a avenida teve sua altura ampliada em aproximadamente 1,5 metro. O último episódio em que as águas do Sorocaba invadiram a pista foi no ano passado. Em setembro, após uma tempestade, a elevação do nível ultrapassou o limite e houve inundação da pista sentido Castelinho. Entretanto, o escoamento foi muito rápido e o trânsito foi liberado em cerca de duas horas.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.