Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

27/4/2016 - Sorocaba - SP

CEU das Artes tem aulas de caratê para todas as idades




da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

projeto-karate-ceu-das-artes-ft-assis-cavalcante034

Na manhã desta terça-feira (24), crianças e adolescentes participaram de aulas de caratê no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes), localizado no Parque das Laranjeiras. Através de parceria entre a Secretaria de Esporte e Lazer (Semes) e a Associação Desportiva Cultural Towa-Kai, o projeto social conta atualmente com mais de sessenta integrantes, entre crianças, adolescentes e adultos.
 
O caratê é uma arte marcial que tem raízes no Japão, mas é bastante difundida no Brasil e no mundo por ser uma importante ferramenta na defesa pessoal, somada a um formador de caráter e disciplina, onde desenvolvem-se noções de humildade, hierarquia, direitos e deveres.
 
Sob a tutela do Mestre Assis, que atua como voluntário no treinamento, o grupo recebe orientações sobre fundamentos básicos do caratê permitindo, inclusive, afastar aqueles que possam estar em situações de vulnerabilidade social. De acordo com o professor, a ação ultrapassa os limites da prática esportiva. “O nosso objetivo é pegar as crianças que possam estar desassistidas e formar não apenas atletas profissionais, mas também formar cidadãos”, diz.
 
O espaço, contudo, é democrático e recebe todos aqueles que queiram participar. É o caso de Christopher e Maria Helena, de 6 e 7 anos, que frequentam as aulas há dois meses e são acompanhados pela mãe, Priscila Alves. Segundo a moradora do Jardim Paineiras, a atividade é aprovada pois é a favorita das crianças. “Eles gostam muito e me acordam para trazê-los. Meus filhos andam de bicicleta, mas em relação a esporte, este é o primeiro. Como mãe, não deixo meu cansaço proibir que eles participem desde cedo de um esporte que ajuda a disciplinar e aprender respeito e responsabilidade”, destaca.
 
Dentro dos horários específicos, qualquer pessoa pode participar das aulas de caratê no CEU das Artes. Às terças-feiras, são cinco horários para atender todas as faixas etárias. Das 9h às 10h; 10h às 11h; 17h às 18h e 18h às 19h, o treino é destinado para crianças e adolescentes. Já às 19h, as aulas são voltadas para adultos, com duração de uma hora.
 
Administrado por um grupo gestor que envolve as Secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes), da Cultura (Secult) e de Esporte e Lazer (Semes), o CEU das Artes objetiva a promoção da cidadania por meio de programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, além de oferecer serviços socioassistenciais.
 
O CEU das Artes está localizado na rua Washington Pensa, s/n, no Parque das Laranjeiras.
 
Jiu-Jitsu em maio
O CEU das Artes vai oferecer, a partir do mês de maio, aulas de jiu-jitsu para o público infantil e adulto, juntando-se às atividades de caratê, capoeira, kung-fu, vôlei, basquete, ioga, dança de salão, trigobol, xadrez e lazer infantil que estão na grade de modalidades esportivas e de lazer. As orientações da luta acontecerão as segundas-feiras, das 19h30 às 21h.
Para Flávia Bueno, coordenadora das atividades esportivas do CEU das Artes, a inclusão da novidade colabora com a procura por todas as aulas já disponíveis. “Há muitas parcerias sendo fechadas para aumentar o número e a diversidade das ações. O espaço está cumprindo o seu papel de atender a comunidade nas suas necessidades”, informa.
 
Confira as atividades de esporte e lazer no CEU das Artes:
 
Basquetebol:
Segunda e Quarta-feira, das 16h às 18h (de 10 a 16 anos)
 
Capoeira:
Segunda-feira, das 17h às 18h (a partir de 7 anos)
Quinta-feira, das 9h às 11h e das 17h às 18h (a partir de 7 anos)
Sexta-feira, das 19h às 21h (adulto)
Sábado, das 10h às 21h (adulto)
 
Ioga:
Segunda-feira, das 18h30 às 19h30 (adulto, quinzenal)
 
Lazer Infantil:
Segunda-feira, das 15h às 21h (de 3 a 10 anos)
Terça a sexta-feira, das 13h30 às 16h30 (de 3 a 10 anos)
 
Movitation (ginástica):
Terça e quinta-feira, das 8h30 às 9h30 (adulto)
 
Dança de Salão:
Terça-feira, das 20h às 21h (adulto)
 
Kung-fu:
Quarta-feira, das 18h às 20h (a partir de 7 anos)
 
Trigobol:
Sexta-feira, das 14h às 16h e das 19h30 às 21h (a partir de 13 anos)
Sábado, das 8h às 10h (a partir de 7 anos)
 
Xadrez:
Sábado, das 14h às 17h (a partir de 7 anos)


Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.