Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

28/4/2015 - Sorocaba - SP

Centro de Monitoramento da Dengue Zona Norte realiza 1,2 mil atendimentos




da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

Desde que foi inaugurado, no dia 15 de abril, até o último sábado (25), o Centro de Monitoramento da Dengue (CMD) Zona Norte, que funciona em parceria com a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias de Sorocaba, realizou 1.264 atendimentos no total. Esta é a segunda unidade do município – implantada em menos de quatro meses neste ano – voltada exclusivamente ao atendimento dos casos que precisem de hidratação e de exames laboratoriais, cujos pacientes possuam o cartão com a suspeita ou confirmação da doença.

Este número representa, em média, cerca de 120 atendimentos por dia. Mais que a quantidade de atendimentos – que já ajudou a desafogar o movimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Fiori no fim de semana – a qualidade do serviço vem ganhando a confiança da população: os usuários, em geral, têm elogiado o trabalho dos profissionais do CMD Zona Norte.

O operador de transporte Vagner Trujiliano, 36 anos, morador do Jardim Bonsucesso, na Zona Norte, é um dos pacientes do CMD Zona Norte que está satisfeito. Ele está sendo monitorado e está frequentando o local para receber a hidratação endovenosa. “Todas as vezes fui bem atendido, os funcionários são atenciosos e dedicados. Foi ótima a iniciativa da Prefeitura em instalar uma unidade como esta na Zona Norte”, disse.

O prefeito Antonio Carlos Pannunzio lembra que a implantação do segundo CMD da cidade, na Zona Norte, foi planejada pela Secretaria Municipal da Saúde (SES) e entrou em funcionamento graças ao apoio e parceria dos mórmons. “A Zona Norte concentra um grande número de casos de dengue na cidade. A implantação de um Centro de Monitoramento nesta região, com esse nível de conforto, segurança e qualidade do atendimento, é muito positiva para toda a cidade de Sorocaba”, comentou.

Analisando a quantidade de atendimentos realizados pelo CMD Zona Norte em dez dias, o secretário da Saúde, Francisco Antonio Fernandes, comenta que os números têm apontado uma queda geral de novos casos notificados na cidade, o que inclusive já vem refletindo no movimento das UBSs que ficam abertas no fim de semana – Vila Fiori e Lopes de Oliveira. “Não registramos nenhuma intercorrência grave no último fim semana nas unidades de saúde da Zona Norte, o que indica que o Centro vem também cumprindo o papel de desafogar o movimento das outras unidades da região, o que proporciona mais qualidade no atendimento”, falou.

Estrutura e funcionamento

O CMD Zona Norte funciona de segunda a sábado (às segundas-feiras, das 7h às 16h e de terça-feira a sábado, das 7h às 19h), nas dependências da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias de Sorocaba, localizada na Avenida Itavuvu, 5.555. O espaço conta com uma recepção, dois consultórios para acolhimento dos pacientes, um laboratório para a coleta de exames, dois consultórios médicos e uma sala de hidratação, que conta com 15 cadeiras, mas que podem atender até 30 pacientes caso seja necessário, e um leito de emergência.

A equipe de profissionais é formada por três médicos (um da Polícia Militar, fornecido pelo Governo do Estado, e dois da rede), quatro enfermeiros e seis técnicos de enfermagem. Estudantes de enfermagem da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), Faculdade Anhanguera e da Universidade Paulista (Unip) também ajudam nos atendimentos. 

Serviço

* CMD Zona Leste

Funcionamento: 24 horas

Endereço: Rua Carlos Sonetti, 814, Jardim Prestes de Barros (atrás da UPH Zona Leste)

* CMD Zona Norte

Funcionamento: de segunda (das 7h às 16h) a sábado (das 7h às 19h)

Endereço: Avenida Itavuvu, 5.555, Jardim Santa Cecília



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.