Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

26/2/2013 - Sorocaba - SP

Capacitação dos estagiários dos parques ecológicos de Sorocaba termina na sexta-feira




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Desde a semana passada, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) realiza a capacitação de 35 estagiários que atuam nos parques ecológicos Zoológico Municipal "Quinzinho de Barros", Biquinha, Ouro Fino, "Chico Mendes" e Água Vermelha "João Câncio Pereira". As atividades acontecerão até esta sexta-feira (dia 1º), pela manhã, das 8h às 12h, e à tarde, das 13h às 17h, em cada unidade.

"O nosso objetivo é garantir que todos os estagiários estejam aptos a realizar as atividades nos parques com a população, por meio de diferentes vivências, diálogos e palestras", comenta Jussara de Lima Carvalho, secretária do Meio Ambiente. Para isso, eles estão recebendo informações sobre educação ambiental, meio ambiente e temas técnicos-científicos, além de realizar visitas aos parques ecológicos e participar do Tour das Árvores Cidadãs Sorocabanas, Tour do Rio Sorocaba e Tour do Cerrado. Ao todo, serão 40 horas de atividades teóricas e práticas.

De acordo com a Sema, em cada parque são desenvolvidos temas específicos. No Zoológico, a capacitação envolveu questões relativas à fauna, conservação da biodiversidade, história natural e importância das áreas verdes urbanas. No "Chico Mendes", a visita técnica abordou temas como vegetação, recuperação ambiental, viveiro e produção de mudas e permacultura.

No Parque da Biquinha, as informações serão sobre aves urbanas, consumo consciente, cultura indígena e o rio Sorocaba. No Parque Ouro Fino, os participantes conhecerão a nascente modelo do município de Sorocaba, bem como a importância da conservação da mata ciliar e da recuperação de nascentes. Também serão trabalhados diversos aspectos das questões relativas à arborização urbana.

Já no "Água Vermelha", os temas abordados serão mata ciliar, ambientes aquáticos, vegetação aquática, uso e conservação de recursos hídricos e acessibilidade para pessoas com deficiência física.

Para Raphael Silveira, estagiário da Sema, essa capacitação está sendo de extrema importante para a atuação deles (estagiários) nos parques ecológicos. "Estamos aprendendo a melhor forma de aplicar a educação ambiental com a comunidade que visita os nossos parques, mostrando a importância da preservação desses espaços", declarou.

 

Atividades desta terça-feira

 

Nesta terça-feira (dia 26), os estudantes participarão pela manhã, das 8h às 12h, do Tour das Árvores Cidadãs Sorocabanas. Durante a visita monitorada, eles receberão conhecimentos sobre a arborização urbana, além de informações e curiosidades sobre as árvores de diferentes espécies antigas de Sorocaba, como uma copaíba com aproximadamente 185 anos, localizada na Vila Barão; um cedro de 83 anos localizado no Campolim; uma paineira de 67 anos localizada na praça Oxford, entre outras.

As árvores incluídas na visita fazem parte das 18 árvores que Sorocaba possui atualmente e que tem imunidade ao corte, segundo as Leis Municipais nº 8.837, de 12/08/2009, e nº 9.123, de 12/05/2010. Esse trabalho foi feito numa parceria entre a Prefeitura, Conselho Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente (Comdema), o Ministério Público e a Câmara de Sorocaba.

Já à tarde, das 13h às 17h, eles farão uma visita técnica ao Parque Ouro Fino, na Zona Oeste da cidade. Segue abaixo a programação completa:

 

Dia 26 (terça-feira)

Tour das Árvores

Local: Parque da Biquinha

Horário: das 8h às 12h

 

Apresentação do parque

Local: Parque Ouro Fino

Horário: das 13h às 17h

 

 

Dia 27 (quarta-feira)

Apresentação do parque

Local: Parque da Biquinha

Horário: das 8h às 12h

 

Tour das Árvores

Local: Parque da Biquinha

Horário: das 13h às 17h

 

 

Dia 28 (quinta-feira)

Tour do Cerrado e Jardim Botânico

Local: Parque Natural "Chico Mendes"

Horário: das 8h às 12h

 

Apresentação do parque

Local: Parque da Biquinha

Horário: das 13h às 17h

 

 

Dia 1º (sexta-feira)

Apresentação do parque

Local: Parque Ouro Fino

Horário: das 8h às 12h

 

Apresentação do parque

Local: Parque da Água Vermelha "João Câncio Pereira"

Horário: das 13h às 17h



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.