Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

30/4/2015 - Sorocaba - SP

Campanha “Turminha Caça-Dengue” atinge 35 mil alunos da rede municipal




da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

A Secretaria de Educação (Sedu) da Prefeitura de Sorocaba fez o lançamento simbólico, na tarde desta quarta-feira (dia 29), da campanha “Turminha Caça-Dengue”, que desde março atende a 35 mil alunos, de 4 a 11 anos de idade, da rede municipal. A ação é desenvolvida como parte do Programa Escola Saudável, para alunos matriculados do Pré 1 e 2, da Educação Infantil, e do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. A solenidade ocorreu na quadra da Escola Municipal "Prof. José Carlos Florenzano", no Jardim Santa Esmeralda.

Desde o início da campanha, cada aluno recebeu um kit contendo cartilha, informativo, adesivo, planilha de vistoria de imóvel e material para colorir. “A ideia é dar mais subsídios para a realização dos projetos que cada escola promove sobre o tema. As crianças atuam como multiplicadores, conscientizando sobre a necessidade de prevenção da dengue, levando os ensinamentos para os pais”, explica Luís Gustavo Maganhato, gestor de desenvolvimento educacional do Programa Escola Saudável, iniciativa voltada à promoção da saúde e prevenção de doenças.

Esse papel dos estudantes é um dos alicerces da campanha. O outro é a eliminação de criadouros de larvas do mosquito transmissor da dengue. Os materiais do kit contêm atividades para serem realizadas na escola e outras com a família. “As crianças até se identificam com os personagens da cartilha, que têm o mesmo uniforme dos alunos da rede municipal”, completa.

Professora do 2º ano do Ensino fundamental, Vânia de Matos usou o material e concorda. “Os alunos se empenharam, fizeram folhetos sobre a dengue para levar aos familiares, além de pesquisarem, assistirem a vídeos, entre outras atividades”.

O lançamento

A cerimônia realizada nesta quarta-feira envolveu a comunidade e contou com a participação de mais de duzentos pais de alunos, que puderam conferir os trabalhos desenvolvidos pelos alunos sob a temática da dengue, como folhetos explicativos e cartazes. Os pais também assistiram as apresentações musicais e teatrais desenvolvidas pelos alunos, enfocando a necessidade de prevenção da dengue. Outro tema abordado paralelamente foi a importância de economizar água.

“É a nossa escola na festa da cidadania, envolvida com a comunidade no combate à dengue. Todas as crianças, de todas as unidades, estão mobilizadas a envolver os pais a não deixarem água parada em casa. O lema é 'Dengue não'”, destaca o secretário de Educação José Simões.

Estagiária na E.M. "Prof. José Carlos Florenzano" e mãe da aluna Mariana, 7 anos, Viviane Maffei, 34 anos, disse que a campanha surtiu efeito. “Minha filha não pode ver água parada em casa que chama a atenção de algum familiar. Está muito mais consciente sobre o combate à dengue”. 

O estudante Mauro Reginaldo dos Santos, 33 anos, aproveitou para filmar a participação do seu filho Samuel, 5 anos, aluno da Pré-Escola, no lançamento da campanha “Turminha Caça-Dengue”. “Ele aprendeu muito, inclusive sobre economia de água. Antes, a gente vivia chamando a atenção dele para evitar gastar água, agora nem precisamos mais. Ele toma cuidado e se policia sozinho.” Samuel participou da apresentação de uma paródia musical, alusiva à dengue.

Professora de musicalização, Tatiana Silva Almeida de Medeiros preparou os alunos de 1º e 2º anos do ensino Fundamental para a festa. “O interessante é que eles também vivem cantando as músicas em casa, para os pais, o que ajuda ainda mais na disseminação da ideia de prevenção”. Aluno do 1º ano, Diogo Santana da Silva, 6 anos, a exemplo da maioria do público presente, foi um dos que mais vibraram com a apresentação da paródia da música ‘Gagnam Style’, do coreano Psy, pelos alunos do 3º ano. “Ficou muito legal, falando do perigo de manter água parada. Em casa, isso não acontece”, lembra.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.