Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

18/1/2017 - Sorocaba - SP

Campanha de vacinação de meninos contra o HPV amplia a proteção




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

2017-01-09-vacina-contra-o-hpv-ft-zaqueu-proenca037-3

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Sorocaba imuniza também meninos de 12 e 13 anos contra o vírus HPV (Human Papiloma Vírus), cuja vacina antes era apenas para meninas, com o objetivo de ampliar a proteção contra a doença.

Sorocaba integra uma campanha nacional promovida pelo Ministério da Saúde de combate ao vírus HPV. O Brasil é o primeiro país da América do Sul e o sétimo do mundo a oferecer a vacina para meninos em programas nacionais de imunizações.

A campanha começou no dia 2 de janeiro e será mantida ao longo de todo o ano. O esquema é composto de duas doses, uma na primeira visita e a outra após seis meses desta.

 As 31 UBSs da cidade e o Same são os locais de vacinação. A vacina protege contra 4 tipos de HPV (6, 11, 16 e 18). No caso das meninas, cuja vacinação foi iniciada em 2014, a imunização evita o câncer de colo de útero, vulva, boca e garganta. Nos meninos, protege contra câncer de pênis, câncer anogenitais e também de boca e garganta.

Sorocaba tem uma população alvo de 10.778 garotos para este ano. A faixa etária será ampliada, gradativamente, até 2020, quando serão incluídos os meninos com 9 anos até 13 anos.

Dúvidas sobre a vacina

A vacina é segura e, diferente daquilo que algumas pessoas acreditam, não tem capacidade de desencadear câncer ou, muito menos, estimular a iniciação sexual precoce. A vacina, como em outras patologias, tem como único objetivo proteger as pessoas das doenças.

 A imunização também será aplicada para homens e mulheres de 9 a 26 anos vivendo com HIV/Aids.

 É importante ressaltar que as meninas com idade entre 9 a 14 anos, que ainda não foram imunizadas deverão procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência para se vacinar.

 Para tomar a vacina, os jovens devem, preferencialmente, estar acompanhados de pais ou responsáveis e levar o cartão de vacinação para controle.

 

Quem pode tomar a vacina?

· Meninas de 9 a 14 anos;

· Meninos de 12 e 13 anos;

· Pessoas que convivem com HIV de 9 a 26 anos (ambos os sexos). O esquema para essa população é de 3 doses.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.