Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

7/12/2016 - Sorocaba - SP

Campanha de detecção da tuberculose identifica um caso em Sorocaba




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

foto-alexandre-lombardi20150805-programa-tratamento-tuberculose-6

Ação ocorreu entre os dias 7 e 18 de novembro nas Unidades Básicas de Saúde e prisionais da Cidade

A Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal da Saúde (SES), promoveu uma Campanha de Busca do Sintomático Respiratório da Tuberculose, durante o mês de novembro. Além de identificar os casos existentes na cidade, o objetivo da ação foi o de orientar as pessoas sobre os sintomas da doença, principalmente àquelas com tosse por tempo igual ou superior a 3 semanas.

A companha ocorreu em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), nos Pronto-Atendimentos (PAs), no Serviço de DST/Coas, penitenciárias, presídios e no Hospital Vera Cruz, entre 7 e 18 de novembro. Foram interrogadas 11.990 pessoas, dentre elas 154 identificadas com tosse (Sintomático Respiratório). Foram coletadas 154 amostras de escarro, com confirmação de 01 caso positivo para doença. Esse paciente já foi encaminhado para o Programa da Tuberculose e está em tratamento.

De acordo com a coordenadora do Programa de Controle da Tuberculose, a enfermeira Valquíria Rosana Gomes, o objetivo da ação foi alcançado, já que conseguiram chamar a atenção dos munícipes e dos profissionais, “lembrando que apesar de antiga, a Tuberculose permanece em nosso meio”, acrescentou.

Quem está em tratamento há quatro meses na Policlínica é a assistente social Gisele Santana (28), que contraiu a doença de sua mãe. “Minha mãe detectou a doença ano passado e como tenho muito contato com ela, acabei pegando. Hoje ela já está curada e eu fui em busca do tratamento. Recebi atendimento durante a campanha e os profissionais foram muito atenciosos, explicaram bem e poderei ter alta em fevereiro do ano que vem”, contou.

Para quem não conseguiu fazer o exame durante a ação, e apresenta o sintoma, todas as UBSs continuam fazendo coleta. Não é preciso marcar consulta, basta dizer que está com tosse por mais de três semanas. Realizando o tratamento adequadamente, em 6 meses a pessoa estará curada.

“Um belo dia”

Uma história que marcou a vida da equipe que atua no Programa de Controle da Tuberculose, juntamento com Valquíria Gomes, foi a de um adolescente órfão – criado pelos seus irmãos mais velhos – que fez o seu primeiro tratamento em 2011. O envolvimento dele com o tráfico de drogas dificultou o tratamento contra a doença, pois ele se tornou resistente a um dos medicamentos. “Foi quando decidimos interná-lo em hospital de longa permanência em outra cidade”, conta Valquíria.

A preparação para internar o adolescente começou com a emissão de seus documentos, já que ele não possuía nem carteira de identidade. Depois de estar tudo certo para a viagem aconteceu um imprevisto. Os traficantes descobriram que ele ia sair da cidade e o ameaçaram dizendo que, se saísse, seus irmãos pagariam a conta. “Foi como se tivessem jogado um balde de água fria em nosso trabalho”, lembra. Mesmo com a permanência dele na cidade e a evolução da doença, a equipe não desistiu de continuar o tratamento. Por cometer um crime e levar um tiro de raspão, o adolescente foi preso e no Centro de Detenção Provisória (CDP), mas a atenção do Programa teve o apoio da equipe de saúde da instituição, que manteve a medicação.

Após a saída do CDP, a equipe do Programa mantinha visita domiciliar e instruía o rapaz que, além dos remédios, recebia cesta básica, vale-transporte e roupas. “Eu guardava as roupas do meu filho, pois eram da mesma idade e levava para ele também. Enfim, fizemos tudo o que era possível para que ele não abandonasse o tratamento. Até que ele obteve alta por cura. Neste período, o jovem se preparava para ser pai pela primeira vez”, comenta Valquíria.

Mas as surpresas não acabaram por aí. “Um belo dia ele apareceu aqui na nossa sala, uniformizado. Nos contou que estava trabalhando como gari e que seu filho estava bem. Agora ele tinha uma família para cuidar, tinha largado as drogas e estava frequentando a igreja. Por enquanto não retornou mais doente e esperamos que continue somente nos visitando com notícias boas”, encerra.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.