Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

27/2/2015 - Sorocaba - SP

Blitz visa à conscientização dos motoristas a respeito do atropelamento de animais




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Nesta sexta-feira (27), das 8h30 às 10h30, funcionários da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) realizam a Blitz da Biodiversidade na Avenida Itavuvu, na altura do número 5.031. Já à tarde, a ação acontecerá das 13h às 15h, no Parque das Águas, próximo ao estacionamento voltado à Avenida Dom Aguirre. 

A blitz tem objetivo de conscientizar os motoristas que passam pelo município sobre o problema do atropelamento de animais silvestres, que é uma séria ameaça para a fauna brasileira. A ação contou com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Urbes – Trânsito e Transportes.

Ontem, uma equipe da Prefeitura de Sorocaba realizou a Blitz na Avenida Itavuvu, em frente ao Parque Natural Municipal Corredores de Biodiversidade “Marco Flavio da Costa Chaves”, e na Avenida Ipanema.

Funcionários com máscaras de animais silvestres, como onça-pintada, lobo-guará, macaco e esquilo chamaram a atenção dos motoristas que passaram por estas vias. Ao todo, foram abordadas mais de 300 pessoas.

Durante a blitz educativa, a equipe da Sema distribuiu material informativo sobre o tema e divulgou o Sistema Urubu, um aplicativo de celular gratuito que auxilia no levantamento de animais atropelados em todo território nacional para fins de pesquisa e execução de ações preventivas em relação a este problema.

Seu uso é muito simples: encontrando um animal atropelado, você tira uma foto usando o aplicativo. O local da foto e a data são marcados automaticamente e a foto é enviada para o Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE). Os profissionais do CBEE, por sua vez, juntam todos os dados enviados para fazerem a análise dos pontos mais vulneráveis e, então, propõem mudanças para reduzir os atropelamentos.

15 animais morrem por segundo no Brasil

Segundo estimativa do Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas, mais de 15 animais morrem a cada segundo nas estradas brasileiras e muitos deles são de espécies ameaçadas de extinção, totalizando cerca de 475 milhões de animais por ano.

Sorocaba também sofre com o problema de animais silvestres atropelados, principalmente em sua área rural e em áreas periféricas da cidade onde ainda se encontram fragmentos de vegetação, sendo que uma destas áreas é o entorno do Parque da Biodiversidade, um dos locais onde foi realizada a blitz.

De acordo com informações da Sema, as espécies de animais silvestres mais atropelados que também vivem em Sorocaba são: o gambá-de-orelha-branca (Didelphis albiventris), cachorro-do-mato (Cerdocyon thous), ratão-do-banhado (Myocastor coypus), capivara (Hydrochaeris hydrochaeris) e uma espécie de lagarto chamado teiú (Tupinambis merianae).

No dia 15 de novembro do ano passado foi realizado o Dia Nacional de Urubuzar, uma das maiores campanhas de conservação da vida silvestre realizada no Brasil. A Prefeitura de Sorocaba também se engajou neste movimento e promoveu ações no Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” para divulgar o Sistema Urubu. A iniciativa da campanha é da Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil (SZB), do Parque das Aves em Foz do Iguaçu e do Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE).

De acordo com a Sema, a ação foi um grande sucesso em todo o Brasil. Porém, para minimizar o problema do atropelamento da fauna silvestre é necessário realizar ações de longo prazo para gerar resultados concretos e a Blitz da Biodiversidade é uma delas.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.