Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

10/4/2015 - Sorocaba - SP

Banda do Mar faz show gratuito em Sorocaba neste sábado




da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

Os sorocabanos vão poder conferir neste sábado (11) um show gratuito da Banda do Mar, no Parque “Carlos Alberto de Souza”, no Campolim. Marcelo Camelo, Mallu Magalhães e o baterista português Fred Ferreira subirão ao palco às 19h. 

Promovido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Coordenadoria da Juventude da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), o evento faz parte das atrações culturais da 6ª edição do “Ocupação Jovem” e é aberto a pessoas de todas as idades, mas voltado principalmente aos jovens.

Num mesmo espaço, o público poderá conferir música, exposição de obras de arte de jovens sorocabanos, oficinas e intervenções artísticas, com o objetivo de valorizar os jovens artistas da cidade, possibilitar a troca de experiência e estimular a produção cultural e a sua visualização. “A nossa ideia é ampliar o espaço de expressão cultural de forma democrática, focando principalmente a pluralidade de estilos e manifestações”, explica a secretária de Desenvolvimento Social, Edith Maria Di Giorgi.

A Banda do Mar surgiu em Portugal em meados de 2014 e é resultado da amizade franca entre os três elementos. Depois de viagens transatlânticas, a relação foi sendo consolidada e havia uma necessidade de se produzir um disco. Fred e Marcelo Camelo já haviam trabalhado juntos em outras ocasiões, mas faltava firmar de vez a união.

Mallu Magalhães, a mais talentosa artista brasileira da sua geração, impõe no projeto toda a sensibilidade feminina, mas sem soar frágil, muito pelo contrário. Ao passo que Marcelo Camelo revela uma ambição de canção pop-rock nas suas criações para a Banda do Mar. Como pêndulo de toda a banda, Fred congrega em si um ritmo constante em todo o disco, o que lhe dá uma personalidade única. O álbum, feito e gravado apenas pelos três, traz ao todo doze canções com autorias divididas entre Mallu Magalhães e Marcelo Camelo, como “Hey Nana” e “Mais Ninguém”.

Mais música

Antes disso, quem for ao parque também poderá conferir os shows de: Família ZION, Paula Cavalciuk, Francisco, el Hombre e Êxodo da Babilônia.

A Família ZION será a primeira a se apresentar no palco do “Ocupação Jovem”, às 10h. O grupo tende a emanar a cultura Sound System, cultura jamaicana nascida nos anos 1950 com o costume de empilhar caixas de som nas ruas e lançar letras de protesto e do dia a dia sobre "riddins", clássicas instrumentais de reggae. A banda também faz a mistura da cultura hip-hop, criando o estilo original da Família ZION. O grupo de rap sorocabano é formado por Luan, Yohan e Rasflow. Atualmente, estão trabalhando num novo CD chamado "Arte Urbana Vol. 1"

Às 12h, Paula Cavalciuk faz o seu show no Campolim. Com presença marcante e voz de timbre particular, a cantora foi destaque em 2013 no Pulsa Nova Música, um dos mais importantes sites dedicado à nova música.

Em seguida, às 14h, quem se apresenta no “Ocupação Jovem” é a banda Francisco, el Hombre, que já possui 2 EPs: “Nudez” (2013) e “La Pachanga” (2015). Para a gravação deste último, o grupo recebeu ajuda de fãs e amigos, após o assalto que sofreu durante um tour na Argentina. O disco foi gravado nos estúdios da Red Bull, em São Paulo, e mixado e masterizado nos Estados Unidos.

O disco conta com seis faixas: “Para além da porta… o mundo”, “La Pachanga!”, “Dicen”, “Minha Casa”, “Francisco, el Hombre” e “Brindizzinno”. Com ele, estreia o gênero autodenominado Pachanga Folk: mescla entre ritmos de diferentes cantos do continente americano usando o português e o espanhol.

A banda é formada pelos irmãos mexicanos Sebastián (vocal e guitarra) e Mateo Piracés-Ugarte (vocal e violão), Andrei Martinez Kozyreff (guitarra), Juliana Strassacapa (vocal e percussão) e Rafael Gomes (baixo).

O público que for ao Parque “Carlos Alberto de Souza” poderá ver, às 16h, a banda sorocabana Êxodo da Babilônia. Com forte influência da música africana, passando também por ritmos latinos, o grupo busca em suas músicas autorais a originalidade nas canções, ressaltando a sonoridade de instrumentos que vão do regional ao erudito.

Formada em 2003, Êxodo da Babilônia é formada por Leonidas Carvalho (bateria), José Manoel (percussão), Thiago Nogueira (trombone de vara), Rafael Camini (trompete), Danilo Francisco (voz e trombone de vara), Matias Cáceres (guitarra base e charango), Juliano Dalceno (guitarra solo), Fernando Manoel (contrabaixo), Puppa Kânda (voz) e Márcio Dabliueme (voz).

Exposição de obras de arte

Os artistas sorocabanos que vão expor e comercializar obras de arte durante todo o evento são: Aline França (roupas artesanais e olhos de deus), Gih Sol (artesanato hippie), Julia Leonel (desenhos), Dah Fiore (telas, pôsteres, adesivos e blusas), Nathalie Cruz e Fernanda Fontes (desenho e poesia), Jaime Paes (aquarelas e trabalhos em papel), Lorena Bueno e Karina Soares (roupas), Bruna Cardoso (fotografia), Ana Carolina Diniz (Cosmic Love - roupas femininas), Michele Ribeiro (roupas) e Kleber Virtuoso e alunos da Coeso (fotografia).

Também participam do evento: Mariana Hannickel (coroas de flores), Bru Simas (bolsas e carteiras), Josiane Santos (bijuteria), Renata Barbosa e Taynara Tavares (artesanato e acessórios), Janaina Ribotta (desenhos e pinturas), Juliana Lima (aromatizadores e sabonetes artesanais), Marina Ueda (colares de pedras castroadas), Guilherme Godoy (desenhos e camisetas pintadas) Adriana Pinto (telas), Rita Taraborelli (ilustrações), Fernando Vazio (telas), Mireille Lara (ilustrações), Jorge Cerqueira (ilustrações), @Muta Mundi (oficinas de empreendedorismo social), Girls Rock Camp Brasil (fotografias, camisetas e outros produtos relacionados ao projeto de empoderamento de meninas), Anderson Cunha e alunos da Coeso (esculturas)

Outras atrações

O evento também vai oferecer aula gratuita de skate a crianças com mais de 4 anos e adolescentes numa minirrampa de madeira, de 7,5 metros de comprimento, com o professor Alexandre Franja, praticante do esporte há 27 anos.

A aula de skate busca proporcionar o primeiro contato da pessoa com o esporte de uma forma didática e segura, incentivando a prática de uma vida saudável. “A minha recomendação aos pais é que observem o clima e vistam seus filhos com a roupa mais confortável possível, para que eles possam brincar a vontade”, solicita Franja.

O skate traz uma série de benefícios às pessoas. Ajuda no desenvolvimento da coordenação motora, agilidade, reflexo, noção de espaço e tempo. Além de ser excelente exercício cardiorrespiratório, desenvolve todo o corpo, principalmente os membros inferiores e o abdômen.

De acordo com a Coordenadoria da Juventude da Sedes, skates e capacetes de segurança serão fornecidos aos participantes. Para participar, basta ir ao local momentos antes do início e se inscrever, gratuitamente. Crianças e adolescentes com menos de 18 anos devem estar acompanhados de pais ou responsáveis.

Além disso, às 17h, o público poderá conferir a apresentação do grupo "A Nossa Realidade", formado por alunos das oficinas de Street Dance das unidades do Território Jovem. O grupo é composto por cerca de 90 garotos e garotas do TJ Aparecidinha, Cajuru, Ipiranga, João Romão, Maria Eugênia e Centro Comunitário Iporanga. Comandada pelos oficineiros Fabiana Pacheco e Vinícius Souza, a apresentação acontecerá em frente ao palco principal e promete agitar e animar a galera presente, como foi na última edição do “Ocupação Jovem” no Parque Vitória Régia.

Além do caráter artístico e cultural, o evento também vai gerar renda a projetos e entidades assistenciais da cidade. Três delas terão espaços para comercializar alimentos durante o evento: Afissore, Sociedade de Educação e Cultura Espirita Gabriel Dalanne e o Girls Rock Camp Brasil. No local terá cachorro quente, pastel, espetinho, sanduíches naturais e veganos, bolo, brigadeiro, refrigerante e água.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.