Sábado, 20 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

18/11/2015 - Sorocaba - SP

Aumento nos atendimentos do Ônibus da Mulher confirma importância do Outubro Rosa




 

da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

 

2015-11-17-onibus-da-mulher-ft-emerson-ferraz-002

Unidade Móvel da Secretaria da Saúde realizou 1.826 atendimentos no último mês, sendo que a média mensal em 2015 é de 1.197 

De fato as ações do Outubro Rosa – campanha mundial de conscientização, combate e prevenção ao câncer de mama – surtem o efeito desejado na população feminina. Pelo menos é o que mostram os dados de atendimento do Ônibus da Mulher, mais conhecido como Ônibus Rosa, que registrou aumento significativo em Sorocaba durante o mês da campanha. Essa unidade móvel da Secretaria da Saúde (SES) realizou 1.826 atendimentos em outubro, todos gratuitos, quantidade muito acima da média mensal identificada este ano, que foi de 1.197, entre janeiro e setembro.

O Ônibus Rosa iniciou suas atividades em maio de 2007 e segue com os atendimentos diários à população, das 8h30 às 13h30, com base na distribuição de senhas. Não é preciso agendar horário para ter acesso aos serviços oferecidos pelos Ônibus Rosa e o Azul: basta comparecer ao local indicado. É necessário levar um documento de identidade, o Cartão do SUS e o cartão da Unidade Básica de Saúde (UBS), para facilitar encaminhamentos e agendamentos.

“Entre os serviços mais procurados está a coleta do exame papanicolau”, informa a enfermeira Edneide Stelita de Barros Batista. Somente em outubro, foram 266 exames desse tipo, número que no ano totaliza 2.063. Entre outros serviços disponíveis no Ônibus Rosa estão também testes de gravidez, planejamento familiar (hormonal – pílula, encaminhamento para dispositivo intrauterino, vasectomia) exame de pressão arterial e glicemia capilar, além de encaminhamentos para mamografias e exames laboratoriais.

Movimento intenso

Só em outubro o Ônibus Rosa realizou 694 atendimentos de enfermagem; no ano foram 2.951. “O movimento é intenso, mesmo depois do Outubro Rosa. Temos capacidade para fazer em média quinze consultas por dia, que demoram cerca de vinte minutos cada O ideal é chegar cedo”, orienta a auxiliar de enfermagem Silvia Regina Negrini, que também atua no Ônibus Rosa.

A universitária Adriana Peixoto de Oliveira Aguiar, 41 anos, mora no Parque São Bento e aguardava pelo atendimento no Ônibus Rosa, nesta terça-feira (17). Às 7h20, pegou a senha de número doze e pretendia conseguir um agendamento para exame de mamografia. “Estou na expectativa. É a primeira vez que venho a esta unidade e estou gostando do atendimento”, destacou. Só de mamografia foram 237 solicitações recebidas em outubro, contra 128 em setembro; o acumulado no ano é de 1.385.

Na Zona Norte

Até quinta-feira (19), o Ônibus Rosa permanecerá no estacionamento do Shopping Cidade (Av. Itavuvu, 3.373, Jardim Santa Cecília, Zona Norte). Técnica em segurança do trabalho, Manuella de Sousa Gomes, 26 anos, é moradora no bairro Retiro São João, e foi atendida no Ônibus da Mulher nesta terça-feira (17). “O atendimento foi excelente. Tudo é muito bem explicado. É um trabalho importante e que não deve continuar”, comentou Manuella.

“A equipe trabalha toda a parte educativa e de orientações aos métodos contraceptivos, abordagem das doenças sexualmente transmissíveis, bem como de uma vida reprodutiva saudável”, detalha Viviane Villas Boas, supervisora de Saúde das Unidades Móveis e coordenadora dos eventos de Saúde da Mulher e do Homem, da SES.

A equipe atual do Ônibus Rosa conta com uma enfermeira e duas auxiliares de enfermagem. Nessa unidade, o atendimento principal é realizado pela enfermeira, que faz a consulta de enfermagem, o exame das mamas e colhe o papanicolaou. Também é ela quem solicita a mamografia (se houver indicação médica). “Trabalhamos atendendo e encaminhando as pacientes para as UBSs, para continuidade dos tratamentos de acordo com cada caso. Fazemos parte de uma linha de cuidado”, frisa Edneide.

Sucesso

O Ônibus da Mulher tem perfil exclusivo, focado na saúde reprodutiva feminina, e facilita o acesso das pessoas aos serviços, pois não trabalha com agendamento, porém possui capacidade limite de atendimento. “Temos a cada dia confirmado isso pela intensa busca da população aos serviços que oferecemos. Destaque para o atendimento de ‘porta aberta’, realizado num trajeto itinerante, visitando todas as regiões de Sorocaba”, comentou Viviane.

A coordenadora do Ônibus da Mulher considera “como um grande sucesso” o trabalho realizado no Ônibus Rosa. “Tivemos ampla divulgação e a demanda foi explosiva, tanto é que montamos um segundo consultório no aeroporto. O Outubro Rosa repercutiu sim, e conseguimos assumir nosso papel em Sorocaba”.

As agendas dos Ônibus da Mulher ficam disponíveis no site da Prefeitura de Sorocaba, no linkhttp://www.sorocaba.sp.gov.br/portal/servicos/onibus-do-homem-e-da mulher-agendas

Vale destacar que na sexta-feira, dia 20, não haverá atendimento do ônibus, devido ao feriado.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.