Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

4/2/2016 - Sorocaba - SP

Arte do grafite estampa pá eólica da Praça da Biodiversidade




da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

2016-02-03-grafite-na-pa-eolica-ft-emerson-ferraz-8

A pá eólica – estrutura icônica instalada na Praça da Biodiversidade – está ganhando a cada dia novos traços e cores das mãos dos artistas visuais Will Ferreira e Michel Japs, do Fite Art. Com cerca de 40 metros de extensão, o “painel” tem como inspiração o tema “Biodiversidade em Sorocaba” e possui desenhos da fauna, da flora e do ser humano. O trabalho de grafite foi retomado na última segunda-feira (2) e o desenho de um lado da pá deve ser finalizado até esta quinta-feira (dia 5).

A intervenção artística foi idealizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), e visa ressignificar a pá eólica e promover a biodiversidade e valorização do grafite na cidade. “Estou gostando bastante de fazer este trabalho, tanto por ser numa pá eólica (e nunca fiz nada parecido), mas também por ser na cidade onde moro e numa praça da biodiversidade, fora deste ambiente urbano que estamos acostumados”, destaca Will Ferreira, que atua na área desde 2006.

Uma das figuras retratadas por Will Ferreira no “painel” é um ser híbrido, uma mistura de ser humano e mata. Sem nome até o momento, o artista descreve o personagem como um ser ecológico, ressaltando a importância do humano voltar à sua raiz e valorizar o meio ambiente. “O homem está longe da natureza e ele deveria estar muito mais próximo dela, já que a matéria-prima de tudo o que precisamos hoje vem da natureza e nós a menosprezamos”, explica. Do mesmo lado da pá eólica, ilustram o espaço um lobo-guará, desenhado por Michel Japs, e algumas árvores.

Com relação às cores, até o momento predominam os tons de mata: o verde e o marrom. “Dou outro lado da pá será mais colorido, principalmente pelas aves que vamos grafitar”, conta Michel Japs.

Usando chapéu e protetor solar, os grafiteiros preveem finalizar a obra em torno de 15 dias. “Não quero dar um prazo exato, pois o sol é desgastante e estamos fazendo tudo de uma forma bem tranquila, no máximo até as 16h. Temos que estar com a cabeça boa para trabalhar, já que mexe com a criatividade e a intuição”, explica Will. “Muitas ideias surgem na hora que estamos fazendo o desenho”, completa Michel.

Will Ferreira e Michel Japs estão trabalhando juntos no Fite Art há cerca de dois anos. Juntos, eles pintaram grandes obras, como um mural enorme na quadra de futebol society do SESC Sorocaba e a fachada de um prédio localizado numa travessa da Rua Hermelino Matarazzo. O trabalho deles pode ser conhecido e acompanhado na página do Fite Art da rede social: https://www.facebook.com/fiteart

Todo o material para execução da arte foi cedido pela Prefeitura, como tintas spray de diversas cores, pincéis e rolos de pintura, além de estrutura e alimentação.

Sobre a Praça da Biodiversidade

Implantada numa área de aproximadamente seis mil metros quadrados, localizada na marginal direita do rio Sorocaba, entre as pontes do Pinga-Pinga e Fernando de Luca, a Praça da Biodiversidade é um espaço conceito no qual elementos da flora local e outras estruturas estão sendo implantados com o objetivo de possibilitar abrigo e alimentação para animais nativos da região, particularmente pássaros.

A pá eólica foi instalada como elemento estético da Praça da Biodiversidade: mede cerca de quarenta metros e pesa mais de quatro toneladas. Está apoiada horizontalmente numa pequena ilha rodeada por um brejo.

A implantação da praça integra os projetos prioritários do Programa “Sorocaba a Cidade da Biodiversidade”, lançado em junho de 2015 pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Sema. O programa visa fomentar medidas ousadas e inovadoras com relação à biodiversidade, a assegurar os ecossistemas existentes em Sorocaba.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.