Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

19/3/2015 - Sorocaba - SP

Arrastões contra a dengue retiram quase 30 toneladas de criadouros de residências




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Entre os dias 1º e 16 de março, nove bairros da cidade receberam o chamado arrastão de combate à dengue, ação realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Divisão de Zoonoses da Secretaria da Saúde (SES), que tem como objetivo principal a retirada de criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença. Neste período, os agentes da Zoonoses recolheram 27,7 toneladas de materiais inservíveis, a grande maioria deles de dentro dos imóveis.

De acordo com a diretora da Área de Vigilância em Saúde da SES, Daniela Valentim dos Santos, os bairros que estão recebendo o arrastão são os que concentram o maior número de casos registrados de dengue. Até o último dia 16, a ação foi realizada no Jardim Itapemirim, Vila Melges, Jardim Rodrigo, Jardim Betânia e bairro Mineirão, todos na Zona Norte, além de Vila Colorau, Vila Assis e Barcelona, na Zona Leste.

“Em todos estes bairros, as equipes da Zoonoses tiveram que realizar o arrastão por vários dias, devido à grande quantidade de criadouros. Este é um momento de união e de solidariedade. O Poder Público e a população devem unir forças nesta guerra contra a dengue. É preciso que cada cidadão vistorie sua casa pelo menos uma vez por semana e elimine os materiais que podem acumular água e se transformar em criadouros do mosquito”, diz Daniela.

João Ricardo Pereira Ennser, biólogo da Zoonoses e um dos responsáveis pela logística e organização dos arrastões, diz que, no geral, a receptividade dos moradores aos agentes está sendo ótima. “A maioria dos moradores entende a importância da remoção dos materiais que podem se tornar criadouros do mosquito. A principal dificuldade encontrada é com os moradores que têm apego a certos materiais - que, provavelmente, nunca terão utilidade – e que não deixam os agentes retirarem. Isso dificulta nosso trabalho”, comenta João, lembrando que, na atual situação de emergência em que o município se encontra, todos devem colaborar.

Os arrastões ocorrem geralmente de segunda a sábado, entre 9h e 16h, desde que não chova no período. Os bairros são definidos pela Zoonoses, de acordo com o número de ocorrência de casos de dengue. Algumas vezes, um mesmo bairro recebe a ação mais de uma vez, devido à quantidade de materiais inservíveis existente no local. Além da retirada de criadouros dos imóveis, a ação também envolve a orientação dos moradores sobre as medidas de prevenção.

 

Mais agentes

A partir da próxima semana, mais cinquenta agentes devem começar a trabalhar no combate à dengue, unindo-se aos agentes de Vigilância Sanitária da Zoonoses, aos agentes comunitários de Saúde e aos outros 54 que já foram contratados emergencialmente e que estão nas ruas desde a última terça-feira (17). O prefeito Antonio Carlos Pannunzio autorizou a contratação destes agentes, por meio de empresa terceirizada, para a realização da nebulização costal durante as ações de bloqueio.

Cronograma de arrastões

A Divisão de Zoonoses informa que o cronograma semanal de arrastões pode sofrer alterações devido às condições climáticas, andamento das atividades e adesão da população, fatores que podem levar ao adiantamento ou mesmo à necessidade de se estender a ação nos locais.

Confira os bairros que receberão o arrastão até a próxima terça-feira (24):

20/03 Vila Colorau, Jardim Itapuã, Vila Progresso

21/03 Vila Colorau, Jardim Itapuã, Vila Progresso

22/03 Jardim Itapuã, Vila Progresso

23/03 Vila Hortência, Jardim Itapuã, Vila Progresso

24/03 Vila Hortência, Jardim Itapuã, Vila Progresso



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.