Sábado, 20 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

26/4/2016 - Sorocaba - SP

Alunos participam de oficina de arqueologia




da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

cei-72-arqueologia-ft-assis-cavalcante-024

Nesta segunda ação atendeu alunos do CEI-72 no bairro de Aparecidinha.

Os alunos do Centro de Educação Infantil “Profª Sueli Gazzolli Campos” (CEI-72) participaram nesta segunda-feira, dia 25, da oficina do Programa de Diagnóstico Arqueológico, realizado pela empresa A Lasca Arqueologia, em função do trabalho desenvolvido no loteamento residencial Recanto dos Aromas, no bairro de Aparecidinha. A ação é desenvolvida por meio de uma parceria com a Secretaria da Educação (Sedu).

A historiadora e educadora patrimonial, Angélica Moreira, explica que a ação é parte do trabalho de arqueologia executado no empreendimento residencial, como exigência para sua instalação. Assim, estão apresentando a oficina aos 120 alunos do pré I e II com uma função pedagógica e de entendimento da necessidade de preservação as áreas onde se edificam. A legislação brasileira exige que, aliado a esse trabalho arqueológico, a comunidade no entorno passe por um processo educativo. Só assim, qualquer empreendimento nessa circunstância obtém o licenciamento ambiental. Na unidade foram atendidos os alunos da manhã e tarde.

“Com as crianças nessa idade trabalhamos o grafismo tupi-guarani e cerâmicas, que apresentam ocorrências também aqui em Sorocaba”, comenta. A historiadora conta que, neste caso, não foi encontrado material arqueológico, mas, é praxe dentro da lei a realização desse trabalho de educação patrimonial.

A proposta é criar uma sensibilização e reconhecimento do patrimônio arqueológico local. “A criança é moradora do bairro e, sem dúvida alguma, a comunidade é que tem que estar atenta em perceber isso como patrimônio”, ressalta.

Além das explicações em sala de aula, as crianças receberam informações completas sobre os processos de busca por material arqueológico e simularam uma escavação em área onde foram colocados vários objetos para estimular a criatividade da garotada.

A professora Rosangela Aguiar de Abreu destaca a importância de trabalhar esse tema com os alunos. “As crianças ficam observando e conseguem, em algum momento, fazer uma ligação com situações mais recentes”, comenta. Rosangela explica que a escola procura trabalhar com esses projetos com o objetivo de promover o resgate da história.

Para a diretora da unidade, Selma Lezier Rodrigues, a oficina valoriza ainda mais a história do próprio bairro e serve de estímulo para as crianças. “Isso é muito importante. As crianças acabam se sentindo parte de tudo isso”, comenta.

A iniciativa busca a sensibilização quanto aos diversos tipos de bens culturais, especialmente os arqueológicos, e reforça a identificação das pessoas com sua cultura. O projeto, voltado à reflexão sobre a preservação, pretende alcançar a valorização e o reconhecimento do patrimônio cultural nas ações cotidianas.

Nesta terça, a oficina acontece com alunos do Ensino Fundamental da Escola Municipal “Ronaldo Campos de Arruda”, nos períodos da manhã e tarde.

 

 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.