Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

26/1/2015 - Sorocaba - SP

Abastecimento da cidade ficará prejudicado até que sistema seja novamente equilibrado




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Depois de atravessar a noite de sábado e a madrugada do domingo, as intervenções do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba para recuperar a adutora de 800 milímetros de diâmetro que se rompeu estão entrando na etapa final e a previsão é de que até 14h o trabalho seja concluído e a linha de adução seja novamente colocada em carga.

Devido ao espaço de tempo em que a Estação de Tratamento de Água do Cerrado ficou sem receber água bruta da principal adutora da cidade, a previsão da autarquia é de que nos próximos dias o abastecimento de Sorocaba como um todo fique prejudicado, e desta forma a estabilização do sistema vai depender do comportamento de consumo da população.

“Assim que terminarmos as intervenções, o que deverá ocorrer por volta de 14h deste domingo, vamos dar início às manobras para recolocar a adutora recuperada novamente em carga, com a abertura dos registros desde a captação na serra de São Francisco, o que deverá ser feito de forma bem gradativa, para que a força da água não provoque novos rompimentos”, explica o diretor-geral da autarquia, engenheiro Adhemar José Spinelli Júnior.

O rompimento da adutora de aço aconteceu às 17h30 do sábado (24/01), depois que um dos blocos de concreto de ancoragem cedeu, provocando a desconexão das duas extremidades de um dos diversos tubos que compõem a adutora.

A partir de então, o trabalho está sendo desenvolvido por etapas. Num primeiro momento, foram realizadas as manobras ao longo dos 14 quilômetros da adutora para fazer com que a água parasse se fluir em seu interior e em seguida foi dado início ao trabalho de recolocação do tubo rompido no lugar, o que foi feito com o auxílio de cabos de aço e máquinas retroescavadeiras. 

Finalmente, na conclusão do trabalho foram cravados no solo seis perfis de aço nos pontos em que a adutora sofreu deslocamento, com as respectivas soldagens para a fixação da estrutura metálica, permitindo assim a ancoragem da adutora no ponto acidentado, para que a força da água não cause outros danos.

O trabalho desenvolvido vem contando com a participação de aproximadamente trinta funcionários do Saae/Sorocaba, entre técnicos, engenheiros, motoristas, soldadores e operadores de máquinas, além do pessoal administrativo, que cuida do suporte necessário, incluindo alimentação dos servidores, visto que as intervenções vêm sendo executadas de forma ininterrupta, desde a tarde do sábado.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.