Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

31/8/2016 - Sorocaba - SP

907 artesãos já receberam a carteira de profissional




da assessoria da imprensa da Prefeitura de Sorocaba

2016-08-10-feager-feira-de-artesanato-ft-emerson-ferraz-020

Os artesãos que desejam obter a carteira de profissional podem fazer o requerimento na Universidade do Trabalhador Empreendedor e Negócios (Uniten). Até o momento, 907 artesãos de Sorocaba e de outros 23 municípios já solicitaram e receberam a carteira de profissional gratuitamente.

A parceria, firmada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), e a Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades (Sutaco), veio facilitar a vida dos profissionais na solicitação do documento. Antes, esse serviço era realizado apenas em São Paulo, pela Secretaria Estadual de Emprego e Relações do Trabalho (Sert). Agora, tanto o cadastramento quanto a solicitação da carteira são realizados por um funcionário municipal na Uniten.

O funcionário da Sedet, Jorge Alexandre Afeich Filho, agente de cooperação da Sutaco em Sorocaba, explica que para obter a carteira de profissional de artesanato e ter acesso aos serviços prestados pela Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades, o artesão deverá demonstrar seu ofício diante do agente local, para que seja avaliado de acordo com as normas estabelecidas na legislação.

Exigências

Para obter a carteira de artesão, o primeiro passo é agendar dia e hora para a entrevista e avaliação do artesanato produzido. Em Sorocaba esse agendamento deve ser feito pelo telefone (15) 3316.1661 e a entrevista, na Uniten, localizada na Avenida General Osório, 1.840, na Vila Barão.

No ato da entrevista é preciso apresentar RG, CPF ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além de um comprovante de residência (todos originais e respectivas cópias), fotografia 2×2 ou 3×4 colorida, atual e sem uso.

Na ocasião será feito também o teste de confecção do artesanato. Para isso o artesão deverá trazer, no mínimo, três trabalhos prontos de cada técnica que queira cadastrar, bem como o material necessário para confeccionar uma peça de cada técnica, para o teste.

Caso não seja possível executar a técnica no local da entrevista, o interessado deverá trazer a peça em três fases do processo de confecção, ou seja, uma no início, uma na fase intermediária e uma na fase final, ou ainda fotos e filmes que comprovem a confecção. No entanto, o artesão deverá completar uma das fases na presença do agente, sempre que possível. O agente de cooperação da Sutaco pode ainda solicitar visita técnica ao local de trabalho do artesão, caso necessário.

Gratuidade

A emissão da carteira é gratuita. Além do cadastramento dos artesãos, os principais serviços prestados pela Sutaco são: comercialização, cursos de qualificação, exportação, parceria com o Banco do Povo Paulista para concessão de microcrédito, orientação jurídica e emissão de Nota Fiscal Eletrônica para venda, exposição, consignação e transporte de peças artesanais. Mais informações pelo site www.sutaco.com.br ou pelo telefone (15) 3316.1661.

 

 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.