Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

8/4/2014 - Sorocaba - SP

3ª edição do Ocupação Jovem será realizada na Praça Frei Baraúna na próxima semana




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

No próximo sábado (dia 12), a Prefeitura de Sorocaba realizará, das 10h às 22h, a 3ª edição do Ocupação Jovem na Praça Frei Baraúna, no Centro da cidade. Durante 12 horas, o público poderá conferir gratuitamente apresentações musicais, intervenções artísticas, oficinas, palestras, além de obras de arte de jovens artistas sorocabanos, que estarão expondo e comercializando seus produtos. O evento é aberto a pessoas de todas as idades, mas voltado principalmente aos jovens.

Promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), por meio da Coordenadoria da Juventude, o objetivo do Ocupação Jovem é possibilitar trocas, valorizar o jovem artista sorocabano, além de estimular a produção cultural e a sua visualização. 

"A nossa ideia é ampliar o espaço de expressão cultural de forma democrática, focando principalmente a pluralidade de estilos e manifestações em nossa cidade”, declara a vice-prefeita, Edith Maria Di Giorgi, secretária de Desenvolvimento Social. O evento conta com a parceria da Secretaria do meio Ambiente, que realizará oficinas ambientais e doação de mudas, e apoio da Coca-Cola.

Uma das principais atrações musicais do evento será a apresentação do grupo indie rock Autoramas, que subirá ao palco do Ocupação Jovem às 20h.
O Ocupação Jovem terá ainda intervenções artísticas com os grafiteiros Japs, Fejão, Will e Vazio, além de oficinas gratuitas para o público, como Clínica de Skate para crianças e jovens iniciantes no esporte, com o skatista Alexandre Franja, e uma oficina de stencil, com o Coletivo Caixa Vermelha.

O público também poderá brincar nas alturas numa tirolesa que permanecerá na "Frei Baraúna" durante todo o evento.
Artistas sorocabanos

Entre os artistas sorocabanos que vão expor e comercializar obras de arte durante todo o evento, está a publicitária e ilustradora Fabiana Faiallo. Um dos seus projetos é de retratar a imagem de animais de uma forma personificada, com roupas e acessórios, como nos antigos retratos pintados e, na maioria das vezes, presos a uma moldura ovalada.

Além dessa artista, também participarão do Ocupação Jovem: Ana Carolina Diniz (Cosmic Love - roupas femininas), Caio Caruso (joias em vidro), Camila Marangão (joias em vidro), Camila Miranda (caixas personalizadas) Dah Fiore (ilustração), Guilherme Godoy (filtros dos sonhos e dreads), Gustavo Bassi (joias em vidro e intervenção urbana), Kleber Virtuoso e alunos da Coeso (fotografia), Lorena Bueno (roupas), Meirelle Lara Morgenthaler (ilustração), Priscila Ribeiro e Camila Franco (fotografias), Raphaella Campos (mangás), Renê Junior (ilustrações, arte digital, caixas personalizadas), Sergio Hurtado (fotografia), Vinícius Ferreira (fotografia), Tulio César (grafite), Tiago Luciano Luz (artesanato e bijuterias), Étore Piqueira (artesanato e quadros), Vivian Barroso (ilustrações - aquarela e caricaturas), além de jovens meninas, de 16 a 26 anos, atendidas pela ONG Lua Nova, que apresentarão bonecas, bolsas, carteiras, chaveiros e marca livros.

Shows e teatro

Entre as atrações musicais, 11h o DJ Aramar tocará o melhor do rock, anos 80 e hits. Em seguida, às 13h, o Club América se apresentará no Ocupação Jovem. A banda sorocabana é formada pelos irmãos Andy (guitarra e teclado) e Bruno Alves (bateria), apontada como uma das revelações do novo cenário do indie nacional. Às 14h, o DJ Aramar novamente agitará o evento.

Às 15h, o público poderá conferir a banda Photocolors. O quinteto composto pelo vocalista Hugo Rafael, Cesar Rodrigues (baixo), André Dias (bateria) e João Leopoldo no piano e vocais e Fran (guitarra), destaca-se pelo rico repertório em ritmos dançantes, além de explorar o Blues/Funk/Jazz/Soul.

Já a Cia do Liquidificador fará a sua apresentação teatral às 16h. A banda Mariamadame subirá ao palco às 17h com um repertório que traz elementos de funk, soul, samba, blues, jazz, rock, reggae e salsa. O grupo sorocabano é formado por Júlio Moura (voz), Gustavo Marques (violão/guitarra), Léo Ortega (contrabaixo), Tiago Giovani (teclado/piano) e Bruno Barros (bateria).

Às 18h30, o grupo de alunos de street dance do Território Jovem se apresentarão no palco do Ocupação.

Para encerrar o evento, às 20h, a banda Autoramas se apresentará ao público. Formada por Gabriel Thomaz (guitarra e voz), Bacalhau (bateria) e Flavia Couri (baixo e voz), a banda produz um som batizado em português como "rock para dançar", uma mistura da surf music dos anos 1960 com a new wave de 1980 somada a influências de rockabilly, jovem guarda e a energia do punk rock, com guitarras com timbres marcantes, baixo distorcido e batidas dançantes. O grupo já se apresentou em todas as capitais brasileiras, participou do Rock in Rio 2013 e fez tours pela Europa, tocando também no Japão, Argentina, Uruguai, Peru e Chile. No último mês de março participou do Festival Vive Latino, no México.

Tenda de Vivências das Coordenadorias

Além de shows, apresentação de teatro, intervenções artísticas, e jovens artistas, que estarão expondo e comercializando sua arte, o "Ocupação Jovem" terá a participação das coordenadorias (Criança e Adolescente, Juventude, Igualdade Racial, Mulher, Pessoa com Deficiência e Política sobre Drogas), que planejaram algumas atividades que cada segmento vai desenvolver para o público do evento.

"Além de uma oportunidade de mostrarmos à população o trabalho que as coordenadorias realizam em Sorocaba, a ideia é que cada segmento desenvolva atividades interativas e atrativas principalmente aos jovens, que são o nosso público-alvo, fazendo com que eles se conscientizem e tenham um olhar diferente sob si mesmo e o outro, respeitando os direitos de cada um e fazendo a sua parte", destaca Larissa Gallep, assessora técnica da Secretaria do Desenvolvimento Social.

A Coordenadoria da Igualdade Racial promoverá, das 11h às 12h, uma palestra sobre hip hop, com Márcio Brown. Das 12h30 às 13h30, será realizada uma oficina para fazer turbante e durante todo o dia o público poderá aprender a fazer tranças e tererê, além de conferir uma exposição de quadros e de roupas afro.

Na "Frei Baraúna", o público também poderá conferir e participar das atividades da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência. Uma delas será uma oficina de fotografia com o jornalista e fotógrafo sorocabano Antônio Walter Barbero, mais conhecido como Teco Barbero, que acontecerá das 13h30 às 15h. Ele é deficiente visual desde os primeiros meses de vida, fotografa desde 2002 e, atualmente, também dá aulas para colegas com a mesma deficiência. "Essa será uma oportunidade única para muitas pessoas, trabalhando com os outros sentidos, além da visão, e estimulando a reflexão sobre inclusão social", completa Gallep.

A Coordenadoria da Pessoa com Deficiência ainda promoverá uma apresentação do coral da Integra, das 15h às 16h30, e uma apresentação de dança com a Asac. Além de um espaço para o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD) apresentar seu trabalho, o BOS fará uma campanha para doação de córneas das 14h às 17h no local.

Já a Coordenadoria da Criança e do Adolescente levará atividades da ONG Pintura Solidária, das 10h30 às 15h30, e o Ônibus da Mulher.

A Coordenadoria de Políticas Sobre Drogas promoverá, das 17h às 18h, uma palestra e roda de conversa sobre “A Visibilidade e a Relação com o Usuário de Drogas", com a psicóloga Marta Meirelles. Durante todo o dia, a ONG Pode Crer exibirá vídeos de conscientização sobre o uso de drogas e apresentará o trabalho de redução de danos.

Uma das atividades da Coordenadoria da Mulher será a exibição do filme “Anistia”, às 15h. Produzido e estrelado por professores e alunos da EM "Prof. Leonor Pinto Thomaz", o filme foi escolhido o melhor trabalho do 2°Concurso de Curta Documentário Sobre a Lei Maria da Penha, promovido pela Procuradoria da Mulher da Câmara de Deputados e do Senado. Em seguida terá uma roda de conversa com os estudantes. Já das 16h às 17h, a psicóloga Raquel Penteado fará uma palestra sobre “Sexualidade e Juventude”.

Entidades vão comercializar alimentos

Além do caráter artístico e cultural do Ocupação Jovem, o evento também vai gerar renda a algumas entidades assistenciais da cidade. Quatro delas terão espaços para comercializar alimentos durante as 12 horas de duração do evento: Centro Cultural Quilombinho, Associação dos Fissurados Lábio-Palatais de Sorocaba e Região (Afissore), Pastoral do Menor e Associação Abrigo Temporário de Animais Necessitados (Aatan).

No local, o público do evento poderá consumir burritos, salgados vegetarianos, tapioca salgada e doce, churrasco, pastel, churros, lanche de pernil e de calabresa, pudim, brigadeiro, bolo de chocolate, água e refrigerante. Os preços variam entre R$ 2 e R$ 5.

 

 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.