Sorocaba Fácil - Guia Completo de Sorocaba         

Dicas de etiquetas para recepções e eventos

Festas participativas

É cada vez mais comum a realização de festas participativas, quando os convidados devem arcar com sua bebida ou bancar toda a despesa do restaurante. Os convites já devem ser formulados de acordo, para não deixar nenhuma dúvida. Ex. o jantar de confraternização dos formandos acontece no restaurante ou salão do clube tal e a despesa de bebida será por conta dos participantes. (É melhor não falar em convidados).

Cumprimentos

De acordo com a etiqueta SOCIAL, a mulher estende sua mão primeiro para cumprimentar. As apresentações são feitas da seguinte forma: o mais jovem é apresentado ao mais velho e o menos importante ao mais importante. Em cumprimentos protocolares é obedecida a hierarquia. Neste caso, não prevalece o fato de ser mais velho ou mais jovem, homem ou mulher. O que vale é o cargo.

Um homem levanta sempre da cadeira para cumprimentar uma mulher ou quando é apresentado à outra pessoa. Seria gafe permanecer sentado ou ficar com a mão no bolso neste momento.

A mulher levanta para cumprimentar a anfitriã, uma senhora de mais idade ou para prestar sua reverência a um senhor mais idoso ou outra personalidade ilustre.

Receber informalmente

Usamos o serviço americano, quando o número de convidados é maior do que os lugares disponíveis à mesa. Montamos o buffet numa mesa que permita boa circulação. A ordem será no sentido horário: iniciando com os pratos empilhados, talheres, guardanapos e eventualmente bandejas individuais. Seguem as travessas com o cardápio e finalizamos com os copos e bebidas.

Dica: os pratos não precisam ser iguais ou do mesmo serviço. Basta que os de cima de cada pilha sejam iguais ( ex. duas pilhas e o prato de cima de cada pilha igual ao outro, isto dá idéia de uniformidade.) Também os copos podem ser variados, quanto a formatos, água, vinho, cerveja, champanha etc, e não precisam ser do mesmo serviço.

Os talheres podem ser dispostos em forma de leque ou colocados em um porta-talheres. Se forem de faqueiros diferentes ou coloridos diferentes, simplesmente os envolvemos em guardanapos iguais, seja de tecido ou papel.

A sugestão para a mesa deste buffet é: toalha lisa com louças coloridas ou toalha estampada com louça lisa. Escolhemos um tom da toalha para harmonizar com os guardanapos.

Acomodação dos convidados: pessoas idosas sentem-se melhor acomodadas em torno de uma mesa, já não seria tão fácil manter o prato e talheres sobre os joelhos, mesmo com bandeja. Para os demais convidados, acomodados em poltronas ou cadeiras, providenciamos mesinhas auxiliares para colocarem os copos, que certamente não devem ficar no chão.

Serviço de Buffet

O serviço de buffet deveria disponibilizar pratos de fácil manuseio e sem dificuldade para cortar. Já imaginou cortar uma picanha um pouco mal passada ou destrinchar um frango sobre os joelhos?

Na falta de espaço para uma só mesa, simplesmente dividimos o buffet em três:

Uma mesa menor para pratos, talheres e guardanapos e um aparador para os pratos servidos. Favor não esquecer de colocar os talheres para cada um servir-se. Uma terceira mesa, ou um balcão, recebe uma toalha branca e sobre esta colocamos todos os copos, balde de gelo, abridor de garrafa e novamente guardanapos de papel.

A sobremesa será servida após a retirada dos pratos com o cardápio, quando é remontado o buffet de sobremesas ou já montamos este buffet de sobremesas sobre outra mesa, balcão ou carrinho de chá, não esquecendo dos pratinhos e talheres. É sempre bom dispor de alguma fruta (mamão, melão) para os convidados de dieta ou com problema de diabete.

O serviço de cafezinho já pode estar preparado em uma bandeja e será completado com a jarra ou o bule de café fumegante para servirmos aos convidados com açúcar ou adoçante.


Fonte: Por Susi Obal Orientadora de etiqueta

 

Clique aqui para ver mais sobre Festas e Eventos

Guia São Roque   Sorocaba Fácil   Jundiaí Online   Piracicaba Fácil   Indaiatuba Fácil   Mais Ribeirão Preto   Osasco Fácil   Barueri Fácil

Cadastre sua Empresa   -   Sobre o Sorocaba Fácil   -   Política de Privacidade   -   Versão p/ Celular

Resolução Mínima de 1024x768 - © Copyright 2011, Sorocaba Fácil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Sorocaba Fácil